segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Câmara promove Seminário Internacional Fontes Renováveis de Energia

O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica promoverá nesta quarta-feira (14/9) o Seminário Internacional Fontes Renováveis de Energia. O objetivo do seminário é promover um diálogo entre Executivo, indústria e acadêmicos sobre políticas públicas para o setor, de forma a torná-lo uma opção competitiva, sustentável e inclusiva socialmente, valorizando as potencialidades locais com geração de emprego e capacitação de mão de obra regional.
O seminário foi sugerido pelo deputado Pedro Uczai (PT-SC). Ele explica que as energias renováveis são assunto que vem ocupando progressivamente espaço na agenda política dos Estados dos quatro cantos do mundo, em função da preocupação crescente com o esgotamento dos recursos fossilizados e com os prejuízos ambientais decorrentes do seu uso.

Uczai acrescenta que muitos países vêm assumindo compromissos para a redução da emissão dos gases do efeito estufa, bem como as diretrizes estabelecidas no Protocolo de Kyoto, do qual o Brasil é signatário.

Foram convidados para o evento:
- o diretor de Inovação da Agência Internacional de Energia Renováveis, Dolf Gielen;
- o diretor do Programa Energia da GiZ (Empresa de Cooperação Técnica Alemã no Brasil), Dirk Assmann; e o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim.
O evento é gratuito e aberto ao público. Os interessados podem se inscrever
aqui. O encontro será realizado a partir das 9h30, no auditório Nereu Ramos. (Agência Câmara)

Leia também:
* Lei Florestal cria custos para elétricas
* Novo código florestal pode custar R$ 30 bi ao setor elétrico
* Pinga-Fogo Setor Elétrico: Energia sustentável custaria US$ 280 bi
* Dados de fornecimento de energia são neutros para empresas
* Matriz de geração de eletricidade no horizonte 2030: O papel das termelétricas a gás natural