Eventos do Setor

Agenda de Eventos do Setor Energético



FEVEREIRO DE 2012


Wind Forum Brazil 2012
Com um mercado em franca expansão, é extremamente pertinente discutir os desafios e as perspectivas do setor eólico brasileiro, principalmente para que investidores de todas as frentes possam traçar suas estratégias. Pontos como a qualidade da geração, tecnologia, projetos de expansão, formas de comercialização e de gestão de riscos das plantas eólicas, além das questões regulatórias, são só alguns dos temas que precisam ser aprofundados no setor. Em São Paulo, de 7 a 9 de fevereiro do próximo ano, acontece a quarta edição do Fórum Nacional para Geração de Energia Eólica, que promete debater algumas dessas questões.
São Paulo recebe Fórum Nacional de Energia Eólica - Data: 07/02/2012 a 09/02/2012
Local: Holiday Inn Parque Anhembi - São Paulo - Horário: Mais informações: +55 (11) 3463-5600 - www.windforumbrazil.com

Cofipe 2012 - Congresso aborda financiamentos para obras do setor elétrico
Os desafios financeiros das empresas de energia diante das novas alternativas de captação de recursos e a análise de viabilidade de projetos no setor. Esses são os temas propostos para discussão durante o primeiro Congresso de Financiamento e Investimentos para Projetos de Energia (Cofipe), marcado para acontecer nos dias 14 e 15 de fevereiro de 2012, em São Paulo.O encontro, promovido pela IBC e pelo grupo Informa, tem como principais palestrantes convidados o ministro da Fazenda, Guido Mantega e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini (ambos a confirmar), além do ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles (confirmado).
Data: 14/02/2012 a 15/02/2012 - Local: Hotel Paulista Plaza - São Paulo – SP - www.ibcbrasil.com.br

Financiamentos no setor elétrico
Os desafios financeiros das empresas de energia diante das novas alternativas de captação de recursos e a análise de viabilidade de projetos no setor. Esses são os temas propostos para discussão durante o primeiro Congresso de Financiamento e Investimentos para Projetos de Energia (Cofipe), marcado para acontecer nos dias 14 e 15 de fevereiro de 2012, em São Paulo.
Cofipe - Congresso de Financiamento e Investimentos para Projetos de Energia
De 14 a 15 de fevereiro de 2012 - Hotel Paulista Plaza - São Paulo - SP
http://www.ibcbrasil.com.br/pt/event/show/id/1786/evento/EG0900312

Smart Gride 2012
O Comitê Técnico Científico do Lactec promove no próximo dia 15 de fevereiro o Smart Grid 2012. O evento, que será realizado em Curitiba, no Paraná, promete apresentar os avanços tecnológicos e os desafios que ainda devem ser superados para a implantação das chamadas redes inteligentes no Brasil. Em pauta estarão os projetos em desenvolvimento na Europa; as perspectivas para regulação da tecnologia; e a experiência da Copel na automação de redes de distribuição de média tensão, entre outros temas. A tecnologia smart grid atrai a atenção da comunidade técnico-científica por representar um desafio e um avanço importante na distribuição de energia elétrica em todo o mundo. No Brasil, as concessionárias do setor têm concentrado esforços em pesquisas e projetos-piloto na área. A tecnologia prioriza, entre outras coisas, a redução do consumo de energia elétrica, o que beneficiará diretamente os consumidores.
Interessados em participar devem fazer inscrição até 9 de fevereiro. A taxa é de R$350. Outras informações pelo e-mail smartgrid@lactec.org.br ou pelo telefone (41) 3361-6156.
Data: 15/02/2012 -Local: Cietep - Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Mais informações: (41) 3361-6156 - smartgrid@lactec.org.br

Segurança do trabalho setor elétrico
Estão abertas as inscrições para curso de pós-graduação em segurança, saúde e qualidade de vida no trabalho com foco nos setores elétrico e de telecomunicação. O programa de formação educacional foi organizado pelo Sindicato da Indústria da Energia no Estado de São Paulo (SindiEnergia) em parceria com a Trevisan Escola de Negócios.
Na grade da especialização, constam matérias que abordam os mercados de telecomunicações e energia, além de perigos, riscos, ameaças e oportunidades nessas áreas, a interação com o meio ambietne e as técnicas para redução de acidentes.
Segundo o sindicato, as aulas foram pensadas a partir de necessidades identificadas por profissionais de referência nos dois setores. Com carga de 365 horas, o curso começa em 24 de fevereiro e será realizado no auditório do SindiEnergia em São Paulo.
Para conhecer o corpo docente ou consultar outras informações, entre com contato com o SindiEnergia pelo telefone (11) 3081-1120 ou envie uma mensagem para escolaenergia@sindienergia.org.br. Data: 24/02/2012 - Local: São Paulo - www.sindienergia.org.br

MARÇO DE 2021

Brazil Gas Congress - Evento abordará a competitividade do gás
No ano passado, o governo voltou a abrir espaço para o gás na matriz elétrica nacional, com a contratação de termelétricas movidas pelo insumo. Ainda assim, o setor novamente enfrenta entraves, ao ver a Petrobras revelar que não terá como abastercer novas usinas da fonte nos próximos anos, o que, ao menos por enquanto, coloca essas plantas fora dos próximos leilões. De olho nas discussões inerentes ao setor, o IQPC promove, entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro, a segunda edição do Brazil Gas Congress, que acontece no hotel Mercure Paulista, em São Paulo. A conferência tem como objetivo avaliar a competitividade do gás natural na matriz energética, atualizar o potencial das reservas recém-descobertas e entender o cenário de mercado do insumo. O evento promete trazer sete estudos de caso ligados ao setor, além de palestras com players de mercado como HRT, Petra Energia e Sinopec. Associações de empresas da área, acadêmicos e consultores também estão entre os expositores. Data: 31/01/2012 a 02/02/2012 - Local: Hotel Mercure São Paulo Paulista - São Paulo - Mais informações: (11) 3164-5600 - www.brazilgascongress.com

Expo Energia 2012
O Congresso Internacional de Energia Renovável, que será realizado em São Paulo, pretende abrir espaço para palestras ministradas por profissionais destacados do setor da energia no Brasil e no exterior, bem como oferecer acesso à apresentação de projetos e trabalhos no setor de energia renovável, o congresso une-se à exposição de soluções e tecnologias. Congresso Internacional de Energia Renovável acontece em São Paulo - Data: 08/03/2012 a 10/03/2012 Local: Expo Center Norte, São Paulo (SP) - Mais informações: (11) 4023-4767 - www.expoenergia.com.br

2º INOVA FV - Workshop apresenta os avanços da energia fotovoltaica
A segunda edição do Inova FV pretende dar continuidade às discussões em torno do desenvolvimento do mercado de energia fotovoltaica no Brasil. O workshop, marcado para os dias 13 e 14 de março, será na Unicamp, em São Paulo. Segundo os organizadores, as apresentações abordarão aspectos tecnológicos e regulatórios da fonte, bem como o mercado e as políticas para o setor fotovoltaico no País. Entre os resultados esperados está o de externar os avanços e os desafios da implantação da energia proveniente do sol. A realização do evento se justifica pelo importante momento em que a fonte está passando no Brasil, com os programas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em andamento na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e na Eletrosul. Sem falar no projeto pioneiro da MPX, do empresário Eike Batista, com a usina fotovoltaica Tauá, de 1MW de potência, já em operação no Ceará.
Data: 13/03/2012 a 14/03/2012 - Local: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp Campinas - São Paulo - Mais informações: 19 3521-1718 ou 3249-0088
inovafv@nlpeunicamp.org.br

Sistemas de Distribuição de Energia
O departamento de engenharia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro está com curso de sistemas de distribuição de energia elétrica em aberto. As aulas, que têm como público-alvo engenheiros e profissionais da área, abordarão os principais aspectos da atividade de uma distribuidora - desde o planejamento, passando por operação e manutenção até o faturamento da concessionária. Segundo a instituição, o aluno terá ao final do curso conhecimentos completos para planejar e operar um sistema de distribuição. As aulas serão realizadas às quartas-feiras, das 19h às 22, com início em 14 de março e final em 4 de julho - somando 51 horas de curso. A matrícula deve ser feita até 5 de março. O valor do investimento é de R$3.070,00. O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos de frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Data: 14/03/2012 a 04/07/2012 - Local: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro: www.cce.puc-rio.br.

ABRIL DE 2012

Brazil Wind Energy Conference 2012
Conferência em São Paulo foca desafios da energia eólica
A cidade de São Paulo recebe nos dias 3 e 4 de abril a edição 2012 do Brazil Energy Conference. Nos dois dias de evento, profissionais da área, fabricantes de equipamentos, políticos e investidores estarão reunidos para discutir o potencial do mercado de energia eólica na economia brasileira. Serão apresentadas as últimas estatísticas do setor; as políticas energéticas definidas na gestão da presidente Dilma Rousseff; perspectivas para os próximos leilões; bem como informações sobre como os estados do Nordeste estão se preparando para atender a demanda do Sul do País. Também serão apresentadas parcerias do País com empresas da Índia e da China. Data: 02/04/2012 a 03/04/2012 - Local: Hotel Caesar Business Faria Lima - Vila Olímpia - São Paulo - +44 (0) 20 7394 7110 (Inglaterra) www.cleantechinvestor.com

Cenocon 2012
Nos dias 16 e 17 de abril de 2012, a Inovafocus e RPM Brasil promovem a "1° Exposição e Fórum Internacional sobre Centros de Operações e Controle das Empresas de Energia - Cenocon 2012". O evento será realizado em São Paulo, no Novotel Jaraguá. Segundo os organizadores, o objetivo é fornecer informações aos profissionais do setor elétrico brasileiros e de outros países sobre o papel estratégico desempenhado pelo Centro de Operações e Controle nas empresas da área. O evento é recomendado a empresas de energia elétrica, agências reguladores, fornecedores de tecnologia para redes de distribuição, informação e comunicação, entre outros.
Serviço: 1° Exposição e Fórum Internacional sobre Centro de Operações e Controle das Empresas de Energia - Quando: 16 e 17 de abril de 2012 - Onde: Novotel Jaraguá - São Paulo - Contato: +55 11 3051-3159 - http://www.cenocon.com.br/