terça-feira, 16 de agosto de 2011

Aneel divulga minuta de resolução sobre taxas de depreciação de ativos

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulga a minuta de resolução que estabelece novas taxas anuais de depreciação para os ativos em serviço outorgado no setor elétrico, no âmbito da Audiência Pública nº. 121/2010. A minuta altera as tabelas I e XVI do Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico (MCPSE), aprovado pela Resolução Normativa nº 367/2009. Consulte aqui o documento. O assunto ainda será deliberado em reunião pública da diretoria da ANEEL.

A alteração das taxas anuais de depreciação partiu da percepção da Diretoria da ANEEL acerca da necessidade de atualizar os percentuais relativos às taxas. Para isso, a ANEEL contratou consultoria para estudo sobre a vida útil dos equipamentos, pesquisou a experiência de reguladores internacionais, além de fazer levantamento junto a fabricantes, acerca de normas técnicas e também junto a agentes do setor elétrico, a fim de verificar o tempo de duração em uso dos equipamentos instalados nos sistemas de energia elétrica.

O tema foi posto em audiência pública (AP nº. 121) que, primeiramente, ficou aberta para contribuições de 17 de dezembro de 2010 a 17 de fevereiro, com extensão do prazo para 4 março de 2011. A sessão presencial foi realizada em 19 de fevereiro de 2011. (Aneel).
 

Leia também:
* Dilma quer renovar concessões do setor elétrico
* Diretor da Aneel defende relicitação
* Pinga-Fogo Setor Elétrico: Light, CCEE, CEB e Duke Energy
* Abrage diz que é extremamente difícil haver relicitação de concessões
* ONS defende leilões regionais para reforçar sistema
* Comissão pode votar energia mais barata para agricultura irrigada