terça-feira, 18 de janeiro de 2011

EPE disponibiliza Manual do Sistema de Acompanhamento de Medições

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) disponibilizou o Manual do Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas – AMA. Este manual é um instrumento de orientação dos usuários do Sistema é aplicativo computacional desenvolvido pela EPE para registro das medições anemométricas e climatológicas fornecidas pelos parques eólicos vencedores dos leilões de energia de reserva e leilão de fontes alternativas promovidos pelo Governo Federal, através do Ministério de Minas e Energia, em 2009 e 2010.

Tais medições constituirão uma base de dados permanente e referencial para estudos relativos à energia eólica e para o desenvolvimento de instrumental técnico voltado ao planejamento, à operação e à integração de parques eólicos ao sistema elétrico nacional.

O Manual relaciona as informações necessárias à constituição de base de dados confiável e adequada aos estudos da energia eólica, com os padrões de qualidade e de rastreabilidade preconizados pelas Normas Técnicas.
A EPE expressa seus agradecimentos aos especialistas Afonso Pacheco, Daniel Faro, J. P. Molly, Jonas Telöcken, Odilon Camargo e Regina Araujo, que em muito colaboraram, com suas sugestões e comentários, para o aperfeiçoamento da base de dados e deste Manual. Para obter o manual completo
clique aqui. Com informações da EPE.