terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Abrace defende suspensão da cobrança por apagão de 2009

A Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) divulgou uma nota segunda-feira (17) na qual defende a suspensão da cobrança feita recentemente aos agentes do setor para o ressarcimento das concessionárias de distribuição pelos danos causados a consumidores de energia durante o "apagão" do dia 10 de novembro de 2009.

A cobrança, apresentada a todos os associados ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em novembro, se baseia na conclusão do órgão de que a perturbação teve origem sistêmica, daí o rateio de seus custos entre os agentes.

"Como veiculado na imprensa, a fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) atribuiu a responsabilidade pelo problema a Furnas e não a falhas sistêmicas. É preciso que, antes de qualquer cobrança, haja uma definição final sobre a responsabilidade pelo apagão", afirma o presidente-executivo da Abrace, Paulo Pedrosa.

A entidade também defende a criação, por parte da Aneel, de um mecanismo regulatório que proporcione tratamento isonômico a todos os consumidores de energia no que se refere a ressarcimentos de danos causados por perturbações ocorridas no sistema. Atualmente não existem regras nesse sentido no que se refere aos consumidores conectados à Rede Básica.

"Vários dos nossos associados sofreram importantes prejuízos devido ao apagão, incluindo falhas em equipamentos e perdas por interrupção na produção. Independente do valor, não faz sentido que, além de não serem ressarcidos, ainda tenham de pagar pelas perdas dos outros", avalia Pedrosa. (Setorial News)
Leia também:

* EPE disponibiliza base de dados para cálculo da TUST

* Paraguai cobrará do Brasil execução do acordo de revisão de tarifas de Itaipu

* Gestores da Aneel podem ser processados