terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Base quer prorrogar as concessões de energia

Pelo menos dez projetos elaborados por parlamentares da base aliada no Congresso Nacional estabelecem a prorrogação de concessões de energia elétrica e podem entrar na pauta de votações no primeiro semestre deste ano, com chances de vitória por causa da ampla maioria governista. 

O governo quer antecipar a discussão do tema para dar segurança jurídica às concessionárias cujos contratos vencem no ano de 2015 como a Chesf/Eletrobras e a Cesp. Isso significa prorrogação dos contratos, em vez de licitações, como defendem entidades empresariais como a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). 

Entre os contratos de concessão de energia elétrica que expiram a partir de 2015, estão os de 112 usinas hidroelétricas, que representam 28% da geração elétrica do Brasil; nove linhas de transmissão que totalizam 73 mil km —82% da malha existente—, e 37 distribuidoras de energia elétrica, que respondem por 40% do mercado. 

O presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Infraestrutura Nacional, deputado Arnaldo Jardim (PPS-PS), afirmou ao DCI que as intenções do governo podem ser boas, mas chegam sem tempo hábil para serem debatidas entre os parlamentares e a população. (DCI)


Leia também:
Cteep vai investir R$ 1 bilhão em 2012
Pinga-Fogo Setor Elétrico: MME, Iberdrola/Neoenergia e Belo Monte
Retirar outorga é reconhecer o fracasso do sistema, diz CCEE
Eletrosul e CEEE serão parceiras em projetos de energia no Sul