terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Eletrosul e CEEE serão parceiras em projetos de energia no Sul

A Eletrosul, subsidiária da Eletrobras, e a estatal gaúcha Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) assinaram um protocolo de intenções nesta segunda-feira para formar parcerias em novos negócios no setor de energia, podendo participar de leilões de concessão do segmento elétrico em conjunto.


"A parceria é para todo tipo de empreendimento, desde que interesse as duas empresas. Mas a CEEE tem interesse prioritariamente no Rio Grande do Sul", disse o presidente da Eletrosul, Eurides Mescolotto, nesta segunda-feira. Entre os empreendimentos de interesse de ambas as empresas está o projeto da linha de transmissão de 525 quilovolts (KV) que sai de Nova Santa Rita até o extremo sul do Rio Grande do Sul e que deve ser licitada em 2012, informou a CEEE.

"Nós vamos conversar sobre esse empreendimento. Fizemos a parceria entre nós e vamos chamar outros parceiros para o consórcio. Queremos participar junto com os privados, então sempre vai ter a participação de algum", disse Mescolotto.

O executivo acrescentou que a CEEE entrará no consórcio formado entre Eletrosul e Copel e que venceu o lote A do leilão de transmissão realizado em dezembro de 2011. "A CEEE queria ser nosso adversário no leilão de transmissão no final do ano passado, que ganhamos com a Copel. Nós conseguimos conversar com eles, para não serem os nossos concorrentes e colocá-los no consórcio", disse.

No consórcio que saiu vencedor do maior lote leiloado no leilão de dezembro de 2011, com quatro linhas de transmissão no total de 798 quilômetros (km) e uma subestação, no Estado do Rio Grande do Sul, a Eletrosul tem participação de 80% e a Copel de 20%. "Vamos continuar majoritários, mas eles (CEEE) vão ficar com parte da nossa parcela", disse.

As empresas ainda podem firmar parcerias para participação conjunta em leilões com empreendimentos eólicos, informou Mescolotto. "Eles tem interesse em entrar conosco em eólica, então é possível", disse ao ser questionado sobre parceria para o leilão A-3, marcado para 22 de março.

Segundo o executivo da Eletrosul, o interesse em parcerias surgiu desde a posse da nova diretoria da CEEE, empresa controlada pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul, em janeiro de 2011. "Desde essa época eles estão nos chamando para fazer a parceira", disse Mescolotto.(Reuters News)


Leia também: