segunda-feira, 4 de abril de 2011

MME e CEB fazem parceria em eficiência energética

O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Companhia Energética de Brasília (CEB) assinaram um termo de cooperação técnica para promoção de eficiência nos prédios do Ministério de Minas e Energia e Turismo. O acordo dará continuidade às obras de melhorias na estrutura do MME, iniciadas em 2008. Entre as medidas previstas, estão a substituição e modernização da rede elétrica e geradores de energia.

De acordo Lobão, o termo técnico pode trazer ganhos na eficientização de energia e também na redução de custos. “No Brasil, o setor de edificações está entre os maiores consumidores de energia elétrica, representando 44% do total do consumo”, destaca. “Considero oportuno que o ministério se converta em um dos principais exemplos de gestão e consumo energéticos em edificações públicas em Brasília”, disse o ministro durante cerimônia de assinatura do acordo.

Para Fonseca Filho, o programa, além de beneficiar a sociedade, também tem um papel emergencial. “Nosso sistema elétrico está com as redes sobrecarregadas, com subestações operando acima do limite. Precisamos de folgas, que são obtidas com programas de eficiência energética. Isso nos dará mais tempo para solucionarmos as dificuldades com investimentos”, comenta. Segundo Fonseca, o acordo assinado entre as instituições é “de extrema importância para eficiência energética no país em virtude dos enormes benefícios para todos”.

Belo Monte
Lobão disse ainda que a Vale é a empresa mais cotada para substituir o grupo Bertin no consórcio responsável pela construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. "A Vale está avançada e poderá ser ela", disse. Segundo Lobão, a decisão, no entanto, ainda não foi fechada e há outras empresas interessadas e que estão negociando para entrar na sociedade. O ministro citou o exemplo da Alcoa, da Votorantim e das empresas do grupo EBX, do empresário Eike Batista.

Leia também:
* MME aprova as diretrizes e a sistemática do Leilão de Reserva 2011
* Pinga-Fogo Setor Elétrico: MME, CDC e Aneel/Light
* Governo pretende licitar mais usinas no fim de 2011
* Um caminho para a geração de pequeno porte?