terça-feira, 15 de março de 2011

Lobão diz que governo brasileiro não vai rever programa de energia nuclea

BRASÍLIA - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta segunda-feira que não há qualquer motivo para o governo rever seu programa de energia nuclear. Segundo ele, as falhas registradas em usinas nucleares no Japão em função dos terremotos e tsunamis que devastaram parte do país não têm chance de ocorrer no Brasil. Isso porque as usinas de Angra dos Reis foram feitas com "a melhor tecnologia existente", inclusive com estudos sobre o comportamento das marés na região por um período de mil anos.

- Não temos nenhuma necessidade de revisão em nada a não ser aprender com o que ocorreu no Japão. As dificuldades que as usinas lá tiveram as nossas não terão. As nossas têm uma proteção maior. Além disso, quando foram construídas aquelas usinas lá em Angra dos Reis foi feita uma avaliação do comportamento das marés e o que poderia acontecer ao longo de mil anos. Ergueu-se uma barreira lá no mar, um anteparo. Nós não temos razão nenhuma para preocupação maior. Vamos prosseguir com o nosso programa - disse ele, acrescentando:

- As nossas usinas foram construídas dentro da melhor tecnologia existente. Os próprios técnicos dizem que as usinas japonesas estavam sujeitas a alguma vulnerabilidade que as nossas não estão, portanto, não temos nenhuma razão para duvidar da excelência das usinas nucleares.

Acidentes existem em todos os setores. Aviões têm acidentes, trens têm acidentes. Quais são os acidentes conhecidos em matéria de usina nuclear? Chernobyl, que foi uma das primeiras usinas do mundo, e também nos Estados Unidos. Agora foi uma catástrofe, uma tsunami, um terremoto. (O Globo)

Leia também:
* Comissão vota seguro para empregados do setor elétrico
* Dilma quer renovar concessões de energia
* Pinga-Fogo Setor Elétrico: BNDES, CPFL e Belo Monte
* Maioria dos apagões e dos miniapagões é evitável