segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Líderes internacionais discutem tendências dos mercados de energia

Teremos, em outubro, a oportunidade de aprofundar nossos conhecimentos sobre mercados internacionais de energia, com a realização do evento “APEx & Brazil Energy Market and Industry”, no Rio de Janeiro. No encontro, serão debatidos temas relevantes ligados à comercialização de energia, com a presença de líderes de empresas estrangeiras.

Poderemos nos atualizar sobre as tendências dos mercados atacadistas no mundo, discutindo comportamento da demanda, regulação e competitividade; além de abordar temas como formação de preço da energia no norte-americano PJM; a recente experiência da Colômbia com derivativos, com a implementação da Derivex; a vivência da Europa em relação ao acoplamento de mercado, entre outros temas.

Alinhar aspectos conceituais e se atualizar sobre os outros mercados já são conquistas que podemos obter por meio do encontro. Mas discutir esses tópicos em palestras ministradas pelos próprios executivos das companhias nos permitirá ir além, com relatos testemunhais sobre essas vivências, desde casos de sucesso a lições aprendidas.

Estes fatores, agregados, nos parecem oferecer vasto espaço para a troca de conhecimento e a discussão de ideias. Dispomos, no Brasil, de uma agenda extremamente rica em eventos, mas entendemos que o acesso à vivência de empresas internacionais ainda nos é raro e, quando ocorre, acaba centrado em um único palestrante, limitando, portanto, a troca “globalizada” de percepções.

Estamos motivados com essa oportunidade de interação com vários executivos estrangeiros do setor de energia, sem sair do Brasil, em um fórum que incentivará a discussão de contrapontos entre as realidades por eles apresentadas e o panorama do segmento de comercialização de energia elétrica nacional.

A CCEE é organizadora do evento, tendo como parceiros a Association of Power Exchanges (APEx) e o Canal Energia. Fundada em 1996, a APEx é uma instituição internacional que reúne 43 companhias do mercado de energia no mundo todo. Compartilhamos, ainda, um fato que nos deixou bastante honrados, que foi a definição, pela APEx, do Brasil como sede da 16ª Conferência Anual da entidade. Esta é a primeira vez que recebemos o encontro, restrito às empresas associadas à APEx, e que ocorrerá em 24 e 25 de outubro.

Ao elaborarmos a programação do evento, buscamos prover, ainda que premidos por sua breve duração, um panorama representativo dos temas que estão na pauta tanto do mercado nacional como na pauta de alguns dos operadores de mercado internacionais. A gestão de garantias financeiras no mercado, por exemplo, será explorada por Wolfgang Von Rintelen, que chefia essa área na European Energy Exchange (EEX), onde também atua como diretor jurídico e de compliance.

O presidente da APX-Endex (bolsa de energia que opera no Reino Unido, Holanda e Bélgica), Bert den Ouden, falará sobre os desafios do acoplamento de mercados protagonizado atualmente pela Europa, tanto em termos de energia elétrica como gás. Também teremos a participação do ISO-New England, dos Estados Unidos; do Operador del Mercado Ibérico de Energía, Polo Español (Omel), do Energy Market Company (EMC), de Cingapura; além da própria CCEE para analisar as tendências e os desafios dos mercados de energia em termos globais.

O contexto do setor elétrico brasileiro e suas peculiaridades não devem limitar o exercício da reflexão. É fundamental avaliarmos as experiências de outros mercados, estabelecermos intercâmbios e, de forma propositiva, trilharmos o caminho da eficiência do mercado.

O evento “APEx & Brazil Energy Market and Industry” será realizado em 26 de outubro, no Rio de Janeiro. Informações sobre agenda e inscrições:
www.apex2011conference.com.
* Presidente do Conselho de Administração da CCEE (CCEE News)


Leia também:
* Uma análise sobre tarifas e concessões
* Pinga-Fogo Setor Elétrico: MME, CCEE e ANEEL
* Licenciamento ambiental ameaça leilão de energia
* Brasil está atrasado em economia de energia
* CCEE realiza pesquisa de satisfação com agentes em outubro