sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Aneel tem um mês para dar informações ao TCU sobre apagão no Nordeste

O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou auditoria para averiguar as causas da interrupção de energia elétrica que atingiu sete estados do Nordeste em fevereiro deste ano. De acordo com o relator, o ministro Raimundo Carreiro, o tribunal encontrou deficiências na área de gestão operacional e determinou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que, em 30 dias, encaminhe as informações atualizadas sobre o resultado das medidas tomadas em função do blecaute. Além disso, o TCU recomendou ao Ministério de Minas e Energia que adote medidas para revisar os estudos da reserva adequada de potência reativa para a região Nordeste.
As análises do TCU se concentraram em três dos agentes que poderiam ser responsabilizados pelo incidente. A Eletrobras Chesf, que possui usinas e linhas de transmissão na região, sendo inclusive operadora da subestação que originou o apagão; o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que coordena a rede; e a Aneel.

O tribunal, depois da auditoria, verificou que o blecaute decorreu de provável deficiência na atuação da Chesf e do ONS. No relatório, foram encontradas quinze possíveis falhas que, somadas, contribuíram para o blecaute em grande extensão geográfica e por longa duração. O TCU identificou três pontos críticos de risco de operação no sistema: incerteza quanto às verificações necessárias para religar uma linha de transmissão depois do desligamento; incerteza quanto à suficiência da reserva de potência reativa no Sistema Nordeste; e incerteza quanto à solução proposta pela Chesf para evitar outro blecaute. (Jornal da Energia)

Leia também:
* Apagões mais longos deixam país sem luz 18 horas por ano
* Pinga-Fogo Setor Elétrico: Itaipu, Belo Monte e Contas de luz
* Atrasos em obras e clima aumentam os apagões
* Distribuidoras culpam clima por piora no serviço
Obras do sistema de transmissão têm atraso médio de 14 meses
* Governo publica pacote com novas regras para licenciamento ambiental