Indicado pela estatal Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), o ex-deputado federal Raul Jungmann foi eleito membro do conselho da Light, concessionária de energia do estado do Rio. Jungmann é presidente do PPS em Pernambuco, partido aliado do PSDB- que comanda o Estado de Minas.
Segundo a Folha apurou, a indicação de Jungmann foi feita pela própria Cemig, que é sócia majoritária da Light. A empresa não informou o salário dos conselheiros. Por indicação do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que criou o PSD, Jungmann também é membro do conselho da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de SP.
A vaga era de Roberto Freire (PPS), que se elegeu deputado federal. Além disso, ele é conselheiro da Prodam (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação de SP), e ganha R$ 12 mil para participar do quadro de ambas as empresas. O nome de Jungmann foi aprovado para substituir João Márcio Lignani Siqueira, que é assistente da presidência da Cemig e foi eleito, com os demais integrantes do conselho da Light, em abril de 2010.
Como os mandatos no conselho da Light são de dois anos, Jungmann permanece no cargo até o início de 2012. O conselho de administração da Light tem pelo menos um representante direto da Cemig: Djalma Bastos de Morais. (Folha de S. Paulo)