sexta-feira, 18 de março de 2011

Vaga de Bertin no consórcio de Belo Monte pode ser ocupada por mais de uma empresa

Brasília - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse ontem (17/3) que a vaga da Bertin no consórcio que vai construir a Usina Hidrelétrica de Belo Monte poderá ser ocupada por mais de uma empresa. A Bertin tinha 9% de participação no consórcio e desistiu de participar do empreendimento.

“O numero de pretendentes se ampliou, há outros empresários que desejam assumir essa posição”, afirmou o ministro. Ele disse que a vaga será dada para a empresa que oferecer as melhores condições para participar do consórcio. Lobão assegurou que a licença do empreendimento não deverá atrasar.


Usinas nucleares de Angra dos Reis
O governo federal vai fazer uma avaliação das condições de segurança das usinas nucleares Angra 1 e Angra 2, as únicas em funcionamento no país. Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, essa análise será feita pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), em parceria com a estatal Eletronuclear e técnicos do governo. “Vários países do mundo estão fazendo isso e nós vamos fazer também. Não queremos ficar na contramão de nada. Temos consciência de que o episodio do Japão foi um episódio grave e não queremos jamais que isso se repita”, afirmou o ministro.

Segundo Lobão, para fazer essa avaliação não será preciso paralisar a construção da Usina Nuclear Angra 3, que está prevista para entrar em operação em 2015. Angra 1 e Angra 2, juntas, têm capacidade instalada de 2 mil megawatts. A partir de 2015, a conclusão de Angra 3 agregará ao sistema mais 1.080 megawatts (Agência Brasil)


Leia também:
* Minas e Energia recebe sugestões sobre renovações das concessões de energia
* Pinga-Fogo Setor Elétrico: Aneel, MME e Jirau
* Crise nuclear valoriza ações de energia renovável