A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abriu audiência pública para disuctir novos parâmetros a serem usados na metodologia de cálculo do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), utilizado no mercado de curto prazo de energia elétrica. A ideia é considerar, na formação do preço, as restrições internas nos submercados de transmissão.
A proposta em discussão visa considerar as restrições internas de operação em cada submercado (como a indisponibilidade de linhas de transmissão em um determinado período) para cálculo do preço do mercado de curto prazo.
Com isso, o PLD passará a refletir, com mais precisão, a realidade operacional do Sistema Interligado Nacional (SIN), aproximando-se do Custo Marginal de Operação (CMO) calculado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em razão de restrições inesperadas para transmissão de energia.
A representação dessas restrições de operação nos submercados no PLD vai aumentar a eficiência da operação e contribuir para a redução dos Encargos de Serviços do Sistema (ESS), que cobrem os custos da geração mais cara, acionada quando há restrições na operação planejada.
A Audiência Pública nº.013/2011, iniciada em 17 de março, receberá contribuições até 20 de abril pelo e-mail: ap013_2011@aneel.gov.br, pelo fax (61) 2192-8839 ou pelo correio no endereço SGAN – Quadra 603 – Módulo I – Térreo/Protocolo Geral da ANEEL – Brasília- DF - CEP 70.830-030. Os documentos em audiência pública estão disponíveis no endereço eletrônico www.aneel.gov.br, no link Audiências/Consultas/Fórum.
Leia também:
* Projeto veda cobrança da tarifa amarela de energia
* Pinga-Fogo Setor Elétrico: CEB, Jirau e BNDES
* Audiência discutirá situação do Programa Nuclear Brasileiro