sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Setor energético crescerá neste ano para acompanhar aumento do PIB

O crescimento do PIB brasileiro em 2011 está estimado em 4,5% a 5%, abaixo das estimativas preliminares para 2010, de 7,2%. Para acompanhar o ritmo, o setor de energia também apresentará crescimento em suas principais áreas: petróleo e gás, energia elétrica e biocombustíveis.

O setor de petróleo, comandado pelos investimentos da Petrobras, terá nos próximos anos uma participação cada vez maior no PIB. Hoje já representa 12% e a expectativa é que no final do mandato da presidente Dilma Rousseff chegue a 15%.

O mercado aguarda a retomada das rodadas de licitação da ANP (Agência Nacional de Petróleo). Está prevista para o final de 2013 a entrada em operação da refinaria Abreu e Lima e da primeira fase do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio), enquanto a refinaria Premium do Maranhão terá a sua primeira fase terminada no final de 2014.

Portanto, a importação de derivados, que atingiu o recorde da década em 2010, provavelmente continuará crescendo em 2011 acima da de petróleo. No mercado internacional, espera-se um preço 8% maior do petróleo, resultado da recuperação econômica mundial e do menor ritmo de crescimento da oferta.

O mercado de gás natural é uma grande aposta para os próximos anos. Em 2011 a oferta local de gás natural irá crescer. O gás importado da Bolívia complementará a oferta, porém irá gradualmente diminuir a sua importância no que tange à segurança do abastecimento.

No setor de energia elétrica, o governo definirá se prorroga ou relicita as concessões de geração, transmissão e distribuição que começam a expirar em 2012. Quanto à expansão da oferta, a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) planeja no primeiro semestre um leilão A-5, um A-3 e um leilão de energia de reserva, com o retorno das termelétricas, em particular as de gás natural.

Dentre as fontes alternativas, o destaque continuará sendo a expansão da energia eólica e espera-se um melhor desempenho da biomassa. No setor de biocombustíveis, o etanol precisará de mais investimentos para retornar à expansão da produção e voltar a ter competitividade em relação à gasolina.

Inovações, como produção de plástico verde e de etanol celulósico, tendem a ganhar cada vez mais destaque. A produção de biodiesel seguirá a expansão da demanda por diesel e os produtores reivindicarão metas mais elevadas de mistura ao diesel, de 10% a 20%.

Outro grande evento de 2011 é o início da segunda fase do PAC, que destinará, no período 2011-2014, R$ 461,6 bilhões para o setor de energia -sendo 40% para petróleo e gás. (Folha de São Paulo Autor:ADRIANO PIRES)
Leia também:
* Distribuidoras e consumidores participam de proposta de modelo de medidor eletrônico de energia
* CCEE finaliza proposta com agentes sobre criação para representar pequenos consumidores varejista
Pinga fogo setor elétrico: Aneel e Celg
MPF do Pará confirma ação contra Belo Monte