sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Pinga-Fogo Setor Elétrico: Aneel e Celg

Aneel efeito suspensivo de danos com blecaute de 2009 vale a todos os agentes
Aneel estendeu a todos os agentes do setor elétrico o efeito suspensivo para o rateio do ressarcimento às distribuidoras pelas indenizações de danos causados a consumidores no blecaute de novembro de 2009. Segundo correspondência da Aneel ao ONS, emitida nesta quinta-feira (27/1) a agência informou que "a suspensividade concedida se aplica a todos os agentes" e não apenas aos membros da Associação Brasileira de Investidores em Autoprodução de Energia.
No documento, a Aneel ressalta que o efeito suspensivo é "mera medida cautelar, que não desconstitui ou invalida qualquer dos atos do ONS, seja de cobrança ou análise, mas apenas suspende os efeitos até a análise final pela agência", até o fim da análise do mérito dos recursos em análise pela diretoria da agência.

Celg diz que empréstimo evitará apagão
O governador de Goiás, Marconi Perillo, declarou que o empréstimo de R$ 2,7 bilhões, feito à Caixa Econômica Federal, para sanear as finanças da Celg, distribuidora de energia elétrica estatal, irá evitar que o Estado sofra um apagão. A empresa está em crise devido ao endividamento contraído entre 1983 e 2008. Perillo e o vice-governador e presidente da companhia, José Eliton, apresentaram um plano de reestruturação da empresa. É estudada para o próximo ano uma abertura de capital da empresa, o que poderá saneá-la até 2015.

"Com as medidas que sugerimos, em 2015 a Celg deixará de ser deficitária. O planejamento não foi feito apenas sob o viés financeiro, mas também analisamos as necessidades de investimento para garantir que a Celg consiga crescer e atender a demanda energética de Goiás".

Leia também:
* Distribuidoras e consumidores participam de proposta de modelo de medidor eletrônico de energia
* CCEE finaliza proposta com agentes sobre criação para representar pequenos consumidores varejista
MPF do Pará confirma ação contra Belo Monte
* Setor energético crescerá neste ano para acompanhar aumento do PIB
Carta assinada por funcionários de Furnas faz críticas à gestão da empresa