segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Mercados internacionais de energia é tema de conferência

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) realiza a conferência anual da Association of Power Exchanges (APEx), marcada para 23 a 26 de outubro, no Rio de Janeiro. A APEx é uma das principais entidades que simbolizam o intenso intercâmbio de experiências existente hoje no setor elétrico, em âmbito mundial.

O conteúdo programático do evento tem sido objeto das reuniões deliberativas do conselho diretivo da APEx, no qual CCEE tem assento. A tendência é manter a estrutura tradicionalmente adotada nas conferências pela entidade, que apresenta o cenário atual dos mercados de energia no mundo seguindo uma divisão por blocos regionais (Américas do Norte e do Sul, Europa e Ásia-Pacífico) e também permite a discussão de temas relevantes do setor, como mudanças climáticas e o impacto das fontes renováveis e smart grid (redes inteligentes), tomando como exemplo os anos anteriores.

Com esse formato, o evento vai oferece um panorama dos mercados em bases internacionais, com o detalhamento de suas características gerais e do comportamento de categorias de agentes, além de abordar dificuldades e lições aprendidas por meio de palestras ministradas pelos próprios representantes locais. Além da organização geral do evento, a CCEE será responsável por estruturar o painel sobre os mercados da América do Sul.
Os eventos da APEx são, por conceito, restritos às entidades associadas. A versão brasileira, entretanto, contará com um dia extra, que terá livre inscrição aos interessados em geral, entre agentes, academia, instituições do setor e do governo e sociedade como um todo. O encontro no Brasil é uma oportunidade inédita que deve ser  compartilhar com os demais atores do segmento de energia elétrica.


A APEx  permitirá não apenas o encontro com representantes internacionais do setor em seu conceito amplificado. Será, com certeza, uma importante oportunidade para aquisição de conhecimento sobre o que de mais avançado existe em termos de mercados de energia no mundo.   Veja mais eventos relacionados ao setor. Clique aqui

Leia também:
Preço da energia no mercado spot tende a aumentar
* Pinga fogo setor elétrico: Ibama, CTEEP e Feira de inovação energética
Tolmasquim defende instalação de hidrelétricas na Amazônia
Térmicas poderão voltar a ser contratadas este ano, diz Tolmasquim