terça-feira, 21 de setembro de 2010

Compra de transmissoras pela chinesa State Grid é aprovada pela Aneel

A Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (21/09) a compra de sete transmissoras de energia no Brasil pela chinesa State Grid, uma das maiores empresas de transmissão de energia do mundo. As linhas de transmissão adquiridas pela State Grid eram administradas por sete sociedades de propósito específico (SPE).

São elas:
Serra Paracatu Transmissora de Energia; Ribeirão Preto Transmissora de Energia; Poços de Caldas Transmissora de Energia; Serra da Mesa Transmissora de Energia; Itumbiara Transmissora de Energia; Expansion Transmissão Itumbiara Marimbondo e Expansion Transmissão de Energia Elétrica. As linhas passam pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.

Em maio de 2010, os chineses anunciaram o negócio com investimentos da ordem de R$ 3,1 bilhões. Atualmente, a estatal cobre mais de 80% do território chinês. Nos últimos meses, representantes da companhia já vinham fazendo consulta à Aneel sobre contratos e leilões dos segmentos de transmissão e geração de energia no Brasil.
>
Leia tambérm:
* Opinião: O atraso dos linhões