terça-feira, 27 de abril de 2010

EPE registra alta de 10% no consumo de energia no primeiro trimestre

Brasília – A demanda por energia elétrica fechou o primeiro trimestre com crescimento de 9,6% diante do ano anterior. Houve aumento no consumo da indústria, do comércio, das residências e também do setor de serviços.

A indústria parece ter recuperado sua atividade produtiva, se for levado em conta o consumo de energia. Nos três primeiros meses do ano, a expansão da demanda de energia das indústrias foi de 13%. Os dados indicam que a recuperação do consumo industrial se observa, principalmente, nas indústrias siderúrgica e extrativa mineral, em particular, a de minério de ferro. Esses setores foram os mais atingidos pela crise.

Isso explica o crescimento do consumo na Região Norte, fortemente condicionado pelo comportamento das indústrias nos estados do Pará, que representa 80% do consumo regional, Minas Gerais e do Espírito Santo”, constatou a Empresa de Pesquisa Energética, em sua Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica.

Também foi registrada a recuperação do consumo em outros estados, especialmente em São Paulo, no Rio Grande do Sul e em Pernambuco. No estado gaúcho, destaca-se a recuperação da produção no polo petroquímico e na indústria siderúrgica. Em Pernambuco, o destaque ficou por conta da instalação de novas plantas no segmento alimentos e bebidas, no final de 2009, e a intensificação da atividade no Estaleiro Atlântico Sul. (Agência Brasil)