sexta-feira, 23 de abril de 2010

Deputado critica foco em florestas nas discussões ambientais

Representante da Câmara dos Deputados no Fórum de Energia Verde, realizado na última semana em Macau, China, o deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) criticou o foco das discussões ambientais brasileiras na questão florestal.

"No Brasil, erramos porque falamos só das florestas em discussões de meio ambiente. Não falamos de área urbana, solo, água, animais, e também dos impactos ambientais da sociedade. Nós temos de discutir isso, como fazem a Europa e a Ásia. Precisamos explorar como a atuação de cada um influi no meio ambiente", afirmou o deputado, que é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária.

Colatto lembrou que não existem mais florestas na Europa e minimizou o impacto da vegetação no ciclo da água. "A Europa tem 0,3% de florestas. Se essa questão de que só chove se houver florestas fosse real, na Europa não choveria mais."

Código descentralizado
No fórum de energia, o deputado defendeu o Projeto de Lei 5367/09, de sua autoria, que cria o Código Ambiental Brasileiro.

O projeto faz parte das propostas analisadas pela comissão especial do Código Florestal e propõe a adoção de um código ambiental descentralizado — os estados passariam a ter autonomia para criar a legislação ambiental de cada região.

"Apresentei a realidade brasileira, e agora vamos conferir como outros países desenvolvem programas ambientais", destacou Colatto.

Energia Limpa
Colatto informou que os debates do fórum resultaram na criação da Comissão para Desenvolvimento de Energia Limpa Ásia/América Latina, que buscará fomentar fontes de energia sustentáveis. O parlamentar defendeu o uso do biocombustível, com etanol da cana-de-açúcar, e do biodiesel, produzido por plantas oleaginosas. (Agência Câmara)

Leia também:
CCJ define relator da PEC que permite empresa pública de explorar energia elétrica sem licitação
.
Voltar