O
conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) aprovou nesta
segunda-feira (2) a inclusão de mais cinco projetos no plano de concessões do
governo.
Lançado
em 2016, o PPI é comandado pela Secretaria-Geral da Presidência e se tornou uma
das principais bandeiras do governo.
Saiba
abaixo os cinco projetos incluídos no programa de concessões:
10
lotes de linhas de transmissão de energia;
Ferrovia
de Integração Centro-Oeste (Fico);
Ferroanel
de São Paulo;
5ª
Rodada de licitação do pré-sal;
BR
153/282/470/SC.
Plano
de Logística
Ferrovia
de Integração Centro-Oeste
Ferroanel
BR
153/282/470
Transmissão
5ª
Rodada do pré-sal
>>>
Saiba detalhes sobre cada um dos projetos mais abaixo
Além
dos novos projetos, o conselho do PPI também aprovou a modelagem da Ferrovia
Norte-Sul e da BR 101/290/386/448, no Rio Grande do Sul, conhecida como Rodovia
de Integração Sul (RIS).
No
caso da Ferrovia Norte-Sul, as obras aguardam aval do Tribunal de Contas da
União (TCU) para o edital ser publicado. A RIS, por sua vez, já recebeu aval do
TCU e, com isso, o edital deve ser publicado nesta terça-feira (3).
A
RIS será a primeira concessão rodoviária leiloada no governo do presidente
Michel Temer.
O
conselho também aprovou o Plano Nacional de Logística (PNL), cujo objetivo é
melhorar os investimentos em logística e apontar obras prioritárias no longo
prazo.
Segundo
o secretário do PPI, Adalberto Vasconcelos, uma das prioridades do programa
federal é ampliar a malha ferroviária do país. A meta do PNL, segundo ele, é
dobrar o percentual de cargas transportadas por ferrovias até 2025.
"Desde
o primeiro dia a gente trabalhou para expandir a malha ferroviária nacional.
Hoje 15% das cargas são transportadas por ferrovias. O PNL tem por objetivo
elevar isso para 31% em 2025", disse Adalberto.
A
proposta do governo é que a Fico seja construída como contrapartida pela
prorrogação do contrato de concessão das ferrovias dos Carajás e Vitória Minas,
que pertencem à Vale.
Assim,
quando o governo prorrogar a concessão da Vale, a mineradora terá que se
comprometer a construir a Fico.
A
ferrovia terá 383 quilômetros e ligará as cidades Água Boa (MT) a Campinorte
(GO).
Após
a conclusão da Fico, a Vale entregará a ferrovia ao governo, que poderá
leiloá-la.
“Quando
terminar a ferrovia, essa ferrovia volta para o patrimônio da união e a União
vai poder fazer uma licitação”, explicou o secretário especial do PPI,
Adalberto Vasconcelos. O governo estima um investimento de R$ 4 bilhões no
projeto.
Já
o Ferroanel Norte deve ser construído pela MRS como contrapartida pela
renovação as ferrovias que pertencem à empresa.
O
Ferroanel Norte terá 53 quilômetros e permitirá o desvio de trens de carga que
hoje dividem os trilhos com a companhia de metrô de São Paulo.
O
governo estima que o projeto exigirá um investimento de R$ 5 bilhões.
O
trecho que será concedido tem 515 quilômetros, entre a cidade de Navegantes
(SC) até a divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A
previsão do governo é que o edital da rodovia seja publicado no segundo
semestre de 2019.
O
conselho do PPI também aprovou a realização de mais um leilão de transmissão
para 2018.
O
leilão prevê R$ 8,2 bilhões em investimentos em 11 estados para a construção de
4.807 quilômetros de linhas de transmissão. Fonte: G1