quinta-feira, 17 de abril de 2014

Zimmermann: ministério mostra equilíbrio do setor elétrico aos bancos

O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, que acompanha, na noite desta quarta-feira, 16, o ministro Edison Lobão e secretários do Ministério da Fazenda numa reunião com diretores de pelo menos 15 bancos e analistas do setor deenergia, em São Paulo, disse que o encontro está servindo para o governo mostrar que a atividade elétrica no Brasil vive um momento de "equilíbrio estrutural num contexto de estresse hídrico" e que os riscos de racionamento de energia são muito menores do que os enfrentados em 2001, quando o país enfrentou uma onda de apagões durante o governo Fernando Henrique Cardoso.

"Nos últimos dias estamos fazendo uma série de reuniões com empresas e associações ligadas ao setor de energia, para mostrar o quadro real da situação brasileira. O setor bancário é muito ligado ao setor elétrico e mostramos que o setor elétrico brasileiro vive um momento de equilíbrio estrutural", disse Zimmermann. "Há muita contaminação (no noticiário sobre o setor elétrico), muita interpretação sem base técnica. O governo quer mostrar que há transparência e base técnica."

O secretário do MME disse também que os recentes leilões de energia têm sido bem sucedidos e que espera que todos os agentes do mercado participem do leilão `A-0´, inclusive as controladas da Eletrobras e a Petrobras.

Por enquanto, segundo Zimmermann, os participantes da reunião não trataram do empréstimo que os bancos brasileiros farão para socorrer as distribuidoras de energia via Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), definido em R$ 11,2 bilhões. (Valor Online)
Leia também:
Conta de Luz aumentará 83%
Grandes consumidores buscam eficiência
Novo socorro a elétricas complica quadro fiscal
Empréstimo a distribuidoras pela CCEE divide setor elétrico
Com reajustes de 2014, preço da luz fica 24% acima do de 2012
Distribuidoras pagarão financiamentos da Conta-ACR a partir de novembro de 2015