quarta-feira, 16 de abril de 2014

Aneel contesta anúncio de estatal mineira sobre aumento de tarifa

O diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Romeu Rufino, concedeu ontem entrevista para explicar o processo de reajuste das tarifas de energia. A explicação se deu após a divulgação de anúncio publicitário, por parte da Cemig (estatal deenergia de MG, governado desde 2003 por uma aliança comandada pelo PSDB), que aponta o governo federal como responsável pelo aumento da tarifa de luz. O reajuste autorizado pela Aneel foi de 14%.

Na propaganda, o ator Jonas Bloch diz o seguinte: "O governo federal, por meio da Aneel, acaba de determinar um reajuste da nossa conta de energia elétrica da ordem de 14%".

Segundo Rufino, a Cemig solicitou pedido de aumento ainda maior do que o autorizado: "algo em torno de 29,7%".

"A Aneel entendeu que esse reajuste seria da ordem de 14%", disse Rufino.

Em nota, a Cemig afirmou que o anúncio não "afronta ou desrespeita o governo federal". (Folha de S. Paulo)

Luz fica até 17% mais cara 
Mais 10,3 milhões de consumidores brasileiros terão reajustes que variam de 11,01% a 17,02% nas contas de energia a partir da semana que vem. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou, ontem, quatro distribuidoras a elevarem as tarifas na Bahia, no Rio Grande do Norte, no Ceará e em Sergipe. Os aumentos passam a vigorar a partir de terça-feira 22 de abril. Na semana passada, os reajustes autorizados pela agência para as concessionárias de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso aumentaram a conta de luz de outros 12,8 milhões de brasileiros.

A Companhia Energética do Ceará (Coelce) terá o maior aumento, de 17,02%, para consumidores residenciais de média tensão. Os de baixa tensão terão a conta majorada em 16,55%, e as indústrias, em 16,16%. Os 5,3 milhões de consumidores baianos de 415 municípios atendidos pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) terão aumento médio de 15,28%. As tarifas para residências de baixa tensão serão reajustadas em 14,82%; as de média tensão, em 15%; e as indústrias, em 16,04%. 

A distribuidora Energisa Sergipe foi autorizada a reajustar suas tarifas em 11,77% em média. No estado, há 685 mil consumidores de 63 municípios. A média de aumento para residências de baixa tensão é de 11,83% e de média tensão, 12,17%, enquanto indústrias sofrerão reajustes de 11,31%.

A Aneel também aprovou um aumento médio de 12,75% para as tarifas da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), que atende 1,2 milhão de unidades consumidoras localizadas em 167 municípios daquele Estado. No Rio Grande do Norte, as contas residenciais de baixa tensão sofrerão alta de 11,01%, de média tensão, de 15,78%, e o setor industrial vai pagar 11,40% a mais pela energia. (Correio Braziliense)
Laia também:
Distribuidoras pedem para Aneel reajuste de até 30,47%
Governo define na terça-feira preços de leilão de energia do dia 30
Preço do leilão A-0 parece atrativo, mas há dúvidas se cobrirá demanda
MME e Aneel são cobrados de transparência em processos de concessão
Atraso de usinas deixa País sem energia suficiente para abastecer 8 milhões