segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Leilão da hidrelétrica de Três Irmãos será em janeiro de 2014

O leilão da hidrelétrica de Três Irmãos está marcado para 31 de janeiro de 2014. A informação está contida na portaria número 333 do Ministério de Minas e Energia, publicada nesta segunda-feira, no Diário Oficial da União. O leilão estava previsto inicialmente para ocorrer em setembro deste ano.

Segundo o MME, o leilão será realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e conterá um único lote, composto da concessão da hidrelétrica, de 807,5 megawatts (MW) de capacidade instalada e garantia física de 217,5 MW médios. A energia será alocada em cotas de garantia física.

O MME determinou na portaria que o edital do leilão inclua dispositivos para garantir a continuidade da prestação dos serviços de geração de energia da hidrelétrica.

"Com vistas a garantir a continuidade da prestação dos serviços de geração de energia elétrica, o vencedor da licitação deverá assegurar que a operação da UHE Três Irmãos seja realizada, preferencialmente, por trabalhadores que exerçam suas funções no referido empreendimento, bem como envidar esforços para a manutenção dos empregos vinculados à Usina, nos termos previstos no Edital do Leilão", informou a portaria, assinada pelo ministro Edison Lobão.

Três Irmãos será a primeira usina cuja concessão será licitada novamente após o término do período de contrato. Dona do empreendimento, a estatal paulista Cesp não aderiu à proposta de prorrogação onerosa da concessão da hidrelétrica. Fonte: (Valor Online)
Leia também:
Governo manobra para dividir conta do apagão
Aneel mantém multa para ONS por blecaute no Nordeste em 2011
Dilma: energia elétrica é condição para desenvolvimento das regiões