quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Pinga-Fogo Setor Elétrico: Eletrosul, e Coelce e MME

Eletrosul negocia com banco alemão KfW financiamento
A Eletrosul negocia com o banco de fomento alemão KfW dois financiamentos para PCHs que estão em construção no interior de Santa Catarina. No total, a empresa busca 52 milhões de euros junto à entidade financeira. Representantes do banco e da Eletrobras se reuniram para discutir os detalhes dos contratos: um de 24 milhões de euros, previsto para ser assinado até setembro; e outro de 28 milhões, cuja assinatura deve acontecer até dezembro deste ano. Segundo a Eletrosul, o KfW já repassou 13 milhões de euros em transações anteriores. Para o projeto Megawatt Solar, em licitação pela estatal, o banco liberou financiamento no valor de 2,8 milhões. “O KfW tem sido um parceiro importante para viabilizar projetos inovadores, como o do Megawatt Solar, proposta que, sem dúvida, irá estimular iniciativas semelhantes no País”, afirma o diretor financeiro e administrativo da Eletrosul, Antonio Vituri. No fim de semana, o gerente de Projetos, Infraestrutura Econômica e Setor Financeiro do KfW para América Latina e Caribe, Karim ould Chih, e o gerente para Brasil, Chile e Paraguai, Peter Weinert, acompanhados Vituri, visitaram uma das PCHs, a Barra do Rio Chapéu, entre os municípios de Santa Rosa de Lima e Rio Fortuna. A previsão é de que essa usina entre em operação no segundo semestre deste ano. Ao todo, os financiamentos do KfW a projetos brasileiros somam 1,4 bilhão de euros. Cerca de 800 milhões de euros são destinados a projetos do setor elétrico.

Proposta de revisão tarifária da Coelce será apresentada em Fortaleza
A Aneel promove nesta sexta-feira (02/03) audiência pública na capital Fortaleza para apresentar a proposta com o índice preliminar da terceira revisão tarifária periódica da Coelce). A sessão presencial será realizada às 8h30 no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, situado na Avenida Barão de Studart, 1980, Bairro Aldeota, na capital cearense. A audiência, conduzida pelo diretor da Agência André Pepitone da Nóbrega, tem por objetivo colher contribuições de consumidores e representantes de instituições públicas e privadas, de órgãos de defesa do consumidor, de associações de moradores e dos demais segmentos da sociedade civil para o processo de revisão da concessionária.

Concessões: Curto circuito
Apesar da insistência do Planalto na renovação das concessões do setor elétrico, que vencem a partir de 2015, memorando redigido em outubro pelo Ministério das Minas e Energia indica que há tempo suficiente para a realização de leilões. O texto, subscrito pela secretaria-executiva da pasta, chegou ao Senado e alimenta guerra entre o setor produtivo, que argumenta que os leilões poderiam levar a redução de tarifas, e o governo. Os contratos valem para geração, transmissão e distribuição. (Folha de S. Paulo)

Leia também:
* Setor elétrico levará preocupações a Lobão e Dilma
* Adiada decisão sobre preço no mercado livre de energia
* Celpa, do Grupo Rede, entra com pedido de recuperação judicial
* Investimento no Grupo Rede Energia depende do governo, diz Eletrobras
* Aprovada norma para definir receita teto das licitações de transmissão em 2012