sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Pinga-Fogo Setor Elétrico: Eletrosul, MME e UHE Santo Antônio

Eletrosul busca parceiros para participar de leilão A-3
A Eletrosul lançou chamada pública em busca de parcerias para participar do leilão de compra de energia elétrica oriundo de novos empreendimentos de geração (Leilão A-3).Esse leilão está agendado para o dia 22 de março pela Aneel. As empresas interessadas terão até às 18 horas do dia 27 de janeiro para se inscrever. O Leilão A-3 será voltado para empreendimentos de geração a partir de fonte hidrelétrica, eólica e de termelétricas a biomassa ou a gás natural em ciclo combinado para início de suprimento de energia a partir de 1o de janeiro de 2015.No leilão A-3 deste ano, realizado em agosto, a Eletrosul e empresas parceiras viabilizaram 21 parques eólicos, no Rio Grande do Sul, totalizando 492 megawatts (MW).

MME faz balanço positivo das ações feitas no setor de energia em 2011
Em reunião com seus principais assessores na última quarta-feira (21/12), o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, fez um balanço positivo sobre todas as ações coordenadas pela pasta neste ano.“Em 2011, o governo conseguiu prover o País com a energia elétrica exigida pelo crescimento econômico, realizou os investimentos necessários no setor energético e avançou na construção dos marcos regulatórios mais importantes para o desenvolvimento do Brasil”, avaliou.O secretário executivo do MME, Marcio Zimmermann, também falou na reunião com entusiasmo sobre o desempenho da pasta, que, segundo afirmou, “vem atendendo às demandas da sociedade”. Ele disse que o Brasil, além de estar investindo nas fontes de energia tradicionais, também realiza grandes investimentos em energias alternativas.“Hoje, somos modelo em energia eólica e outras fontes, sem que precisemos recorrer a modelos de outros países que se baseiam em subsídios governamentais. Temos mercado e tecnologia”, destacou Zimmermann. O último leilão para contratação de energia eólica demonstrou a competitividade dessa fonte em relação ao gás natural e até pequenas hidrelétricas (PCHs).

Um ano antes do previsto, Hidrelétrica Santo Antônio faz testes
A empresa Santo Antônio Energia, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, fez ontem (22/12) os testes de giro mecânico na primeira turbina, que deve entrar em operação na próxima semana. Os testes avaliam o desempenham do equipamento e, segundo a empresa, não causaram impacto na população de peixes. A primeira das 44 turbinas previstas para a usina pesa cerca de 900 toneladas e tem potência média de 72 megawatts (MW). Segundo a empresa, a energia gerada em cada turbina é suficiente para abastecer até 350 mil residências. As outras turbinas devem entrar em funcionamento, gradualmente, até 2015. A usina começará a gerar eletricidade um ano antes do previsto no cronograma inicial da obra.


Leia também:
* Estrangeiros 'barram' superelétrica no país
* Energisa compra ativos da Tonon e entra em biomassa
* Chineses adquirem 21,35% da EDP Portugal por 2,7 bi de euros
* Projeto prevê fiação elétrica subterrânea em cidades históricas
* Aneel analisa suspensão de contratos no Ambiente de Contratação Regulada