quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

CCEE e EPE discutem iniciativas para aperfeiçoar execução de acordo operacional

A CCEE e a Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE) discutem iniciativas para aperfeiçoar a execução do acordo operacional firmado entre as instituições. A principal delas é a criação de coordenações executivas para temas específicos, responsáveis por assegurar o intercâmbio adequado de informações.

A ideia é promover um contato direto entre gestores e técnicos responsáveis por assuntos comuns, cumprindo prazos e condições do acordo. Uma das coordenações será designada especialmente para conduzir estudos ligados a temas de mercado.

Uma força tarefa, formada por profissionais das duas instituições, ficou responsável por estabelecer as coordenações executivas e seus integrantes, que por sua vez deverão elaborar planos de trabalho a serem aprovados pela comissão mista responsável pelo acordo operacional. O objetivo é iniciar as atividades das coordenações em 2012.

Outra proposta em estudo é implantar um sistema integrado para troca de informações com acesso via internet, além de estabelecer contatos diretos entre as áreas de Tecnologia da Informação da CCEE e da EPE.

Sobre o acordo operacional - Firmado em dezembro de 2010, o acordo tem como premissa a integração e a cooperação entre a CCEE e a EPE, o que envolve a adoção de procedimentos e práticas coordenadas, além da definição de regras de relacionamento técnico, visando ao fornecimento e tratamento adequado dos dados. Responde pela gestão do acordo uma comissão mista formada por três membros de cada instituição. Veja a composição atual:

CCEE – Ricardo Antonio Gobbi Lima (conselheiro), Luiz Fernando Couto Amaro da Silva (conselheiro) e Evelina Neves (assessora).
EPE – José Carlos de Miranda Farias (diretor), Amílcar Gonçalvez Guerreiro (diretor) e Ricardo Gorini de Oliveira (superintendente). (CCEE NEWS)


Leia também:
* ARTIGO: Os royalties nas eólicas
* Pinga-Fogo: MME, Petrobras e Abraccel
* Terceiro ciclo tarifário preocupa o grupo Endesa no Brasil
* CCEE adota novo modelo de gestão para aumentar eficiência e atuação estratégica