quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Transparência nas agências é discutida em congresso da ABAR

A transparência nas agências reguladoras foi tema de debate nesta quarta-feira (21/09), no VII Congresso Brasileiro de Regulação, da Associação Brasileira das Agências de Regulação (ABAR). O evento reúne representantes das agências reguladoras de todo o país até a próxima sexta-feira (23/09) em Brasília (DF).


O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Nelson Hübner, citou, ao participar do evento, algumas ações adotadas na Agência para dar transparência aos processos e incentivar a participação da sociedade. Entre as ações estão as reuniões públicas da diretoria e transmitidas pela Internet, a ouvidoria setorial, as audiências e consultas públicas, além do sítio e da agência de notícias da ANEEL (Clic Energia), criada em fevereiro de 2011.

O diretor afirmou que a publicidade das informações é um aspecto primordial para as agências e ressaltou a importância do evento como oportunidade para a troca de conhecimentos. “A experiência das agências é nova e a própria população ainda não entende muito bem o papel dos órgãos reguladores, mas isso vai acontecer com o tempo. Esse intercâmbio de conhecimentos é essencial para o nosso amadurecimento”, afirmou.

O Congresso teve início na última terça-feira (20/09), e contou com participação do governador do Distrito-Federal, Agnelo Queiroz, do Presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (ADASA), Vinicius Benevides, e também do Diretor-Geral da ANEEL, representando a agência reguladora mais antiga. A organização do Congresso espera receber 1.000 congressistas e 2.000 mil visitantes durante os três dias de evento. Além das palestras, foram montados estandes com exposições de vídeos e material gráfico das agências reguladoras. (Aneel)

Leia também:
* Aneel deve manter regras de revisão tarifária
* Oferta de energia no Brasil vai crescer 62% em 10 anos
* Tarifa de energia cairá 25% com renovação de concessões das usinas
* Aneel prevê aplicar bandeira tarifária em 2012; preço da energia pode variar a cada mês