sexta-feira, 15 de julho de 2011

Pinga-Fogo Setor Elétrico: Aneel, EPE e Belo Monte

Consulta pública discute regulamento sobre qualidade da energia
A Aneel abriu consulta pública para discutir a revisão do regulamento que trata da qualidade da energia elétrica verificada nas redes de distribuição. A norma faz parte da seção 8.1 do Módulo 8 dos Procedimentos de Distribuição – PRODIST. Os documentos disponíveis na consulta propõem a discussão sobre aspectos relevantes dos fenômenos Desequilíbrio de Tensão, Harmônicos, Flutuação de Tensão e Variações de Tensão de Curta Duração. A correta definição desses fenômenos e dos indicadores que os caracterizam é essencial para a avaliação da qualidade do produto nas redes de distribuição de energia elétrica, e futuramente, dos limites aceitáveis para tais fenômenos. Regulamentos de referência e definições sobre o assunto também são abordados, bem como questões de interesse já identificadas pela ANEEL sobre esses fenômenos. As contribuições à consulta podem ser encaminhadas até o dia 08/10, pelo e-mail: cp005_2011@aneel.gov.br.

EPE irá analisar propostas de ampliação de Jirau e de Santo Antônio
A disputa entre as concessionárias Jirau e Santo Antônio em torno da operação dos reservatórios para potencializar a geração das usinas chegou ao MME nesta semana. Os presidentes das duas empresas apresentaram seus projetos ao secretário-executivo, Márcio Zimmermann, que também recebeu o parecer da Aneel. A reunião foi apenas preliminar e a partir de agora a EPE fará também seus estudos para verificar os ganhos para o sistema. Ninguém quer falar oficialmente sobre o assunto, mas nos bastidores existe um forte conflito entre os dois empreendimentos sobre a questão. A discussão começou em torno da operação de Santo Antônio que teve sua cota revista em função de um erro de marco do IBGE, segundo decisão da Aneel. A mudança da operação da cota afeta as pretensões de ampliação. Agora os dois empreendimentos precisam se entender para potencializar o retorno dos projetos. Na opinião da Aneel, deve prevalecer um equilíbrio entre o projeto apresentado pelas duas concessionárias.

Concessionária quer vender 7,25% de Belo Monte a único novo sócio
A Norte Energia, responsável pelo projeto da hidrelétrica de Belo Monte (PA), quer vender a um único novo sócio a fatia total de 7,25% de participação detida por seis construtoras que já manifestaram interesse em deixar a sociedade. "Queremos vender as participações em um único bloco. Estamos negociando um pacote", disse uma fonte da Norte Energia que pediu anonimato à Reuters nesta quinta-feira. Segundo essa mesma fonte, há três empresas conversando mais intensamente com a Norte Energia, todas elas de fora do atual bloco societário. A preferência, agora, é buscar um novo sócio que já atue como concessionário na área de energia elétrica. "Esses três que estão conversando conosco são concessionários ou são sócios de concessionárias", disse a fonte. A empresa que entrar no projeto deverá adquirir as fatias da J. Malucelli Construtora (1%), Galvão (1,25%), Cetenco (1,25%), Contern (1,25%), Serveng (1,25%) e Mendes Júnior (1,25%). Com capacidade para gerar 11,2 mil megawatts (MW), Belo Monte é o maior projeto de geração de energia do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O projeto é capitaneado pelo grupo Eletrobras, que possui 49,98% da Norte Energia.

Leia também:
* Artigo: Com a faca no pescoço
* Térmicas movidas a gás natural e energia eólica entrarão com força no próximo leilão, diz Tolmasquim