quinta-feira, 14 de julho de 2011

Leilões de energia devem ser novamente adiados

Os leilões de energia A-3 e de reserva, marcados pelo governo para 17 e 18 de agosto, respectivamente, devem ser adiados. A data já havia sido alterada uma vez, a pedido da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que solicitou mais tempo para analisar os projetos e postergou os certames, originalmente previstos para julho. Agora, o que ameaça as datas é a aprovação dos editais das licitações, que precisa ser feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ao menos trinta dias antes de sua realização.

A próxima reunião de diretoria do órgão regulador acontece na próxima terça-feira (19/7), o que faria os certames atrasarem ao menos um dia. Ainda assim, a previsão da comissão de licitações da Aneel é de que os editais sejam apreciados e votados pelos diretores não no dia 19, mas em uma reunião extraordinária a ser convocada para uma data posterior.

A licitação recebeu a inscrição de 582 empreendimentos que somam 27.561MW e que precisam passar pela habilitação técnica da EPE. Esses números compreendem 10.935MW em parques eólicos, 10.871MW em termelétricas a gás natural e 4.580MW em usinas a biomassa. Além disso, ainda se cadastraram para o certame 725MW em pequenas centrais hidrelétricas e 450MW referentes ao projeto de expansão da hidrelétrica de Jirau, que está sendo construída no rio Madeira, em Rondônia. (Jornal da Energia)


Leia também:
* Pinga-Fogo Setor Elétrico: Aneel, CTEEP e Petrobras
* MME deve liberar só parte de Jirau para leilão
* Produtores querem carvão em leilões de energia
* Consumidores de baixa renda poderão ter abatimento na conta de energia elétrica