A Fundação Procon-SP encaminhou ofício à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) solicitando a intervenção administrativa na concessionária AES Eletropaulo. O objetivo é fazer com que a empresa restabeleça a regularidade e o bom funcionamento dos seus serviços.
A medida, prevista em lei para casos de inadequação na prestação do serviço, consiste na substituição da diretoria da concessionária por um interventor indicado pela própria agência, que terá a função de assumir a condução da empresa. A Aneel não tem um prazo certo para responder ao ofício. "Esperamos receber uma resposta em dez dias", afirma o assessor chefe do Procon, Carlos Cascarelli. A Eletropaulo ocupou, nos dois últimos anos, lugar cativo entre as empresas mais reclamadas no Procon-em 2010 ficou em sexto lugar e em 2009, em terceiro.
Cascarelli, afirma que essa é uma medida dura que o órgão teve que tomar pois as outras ações não tiveram resultado positivo.
"Não é um procedimento rotineiro, porém foi uma alternativa que encontramos para fazer com que a Eletropaulo preste um serviço de qualidade aos seus clientes", disse. Desde 2003, a concessionária foi multada pelo Procon em R$ 18 milhões pela má prestação do serviço de energia. Do total, pagou apenas R$ 3,5 milhões.
O advogado e presidente da comissão de defesa do consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil, José Eduardo Tavolieri, afirma que a estimativa na esfera judicial para que haja um veredicto é de cinco a 15 anos.
Insatisfação - Somente neste ano, os moradores da região metropolitana de São Paulo enfrentaram dois apagões. Oúltimo, ocorrido na última terça-feira (7/6) devido à chuva forte e ventos, causou prejuízos pela falta de energia por mais de 48 horas.
O secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal critica a administração da concessionária pela piora na qualidade do serviço. "As reclamações aumentaram desde a posse de Britaldo Soares como presidenteexecutivo, em 2007, pois sua administração é voltada somente para o setor financeiro. Nós já tivemos inúmeras conversas com a diretoria da empresa, todas sem resultado. Éum diálogo ambíguo, eles dizem uma coisa e fazem outra".
Por nota, a assessoria da Eletropaulo afirma que "tem mantido um plano de investimentos crescente para garantir a melhoria da qualidade do fornecimento. No período de 2006 a 2010 foram investidos R$ 2,5 bilhões. Em 2011, estão sendo investidos R$ 720 milhões". (Brasil Econômico)
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