quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Consumo de energia elétrica no país cresce 9% até setembro, diz EPE

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) elevou nesta quarta-feira (27/10) a previsão de aumento no consumo de energia no Brasil neste ano de 7,7% para 8,1% em relação a 2009, para 420 mil gigawatts-hora (GWh).

O consumo nacional de energia elétrica na rede em setembro de 2010 somou 35.466 gigawatts-hora (GWh), com aumento de 7,1% comparativamente ao mesmo mês do ano passado. Com este resultado, o consumo acumulado até setembro cresceu 9% ante o mesmo período de 2009. Decorridos os nove primeiros meses de 2010, observa-se que o consumo das classes residencial e comercial manteve patamar elevado de crescimento, e que o consumo industrial segue firme em sua trajetória de recuperação.

Segundo a empresa vinculada ao Ministério das Minas e Energia, a nova previsão é resultado do comportamento do mercado de energia elétrica nos primeiros três trimestres do ano, da estimativa de que a economia brasileira crescerá entre 7 e 7,5 por cento e da expectativa de sustentação da produção industrial.

De acordo com a EPE, o consumo industrial deverá apresentar o maior crescimento neste ano, de 10,7 por cento em relação a 2009, enquanto o residencial deve avançar 6,5 por cento. O consumo comercial deve avançar 6,3 por cento. Para ler o boletim da EPE na íntegra. Clique aqui.
.>.
Leia também:
* Resolução sobre procedimentos de distribuição passa por revisão
* Estudo mostra que companhias do setor de energia acumulam prejuízos R$ 49 bilhões