segunda-feira, 30 de maio de 2011

Pinga-Fogo Setor Elétrico: Aneel, Belo Monte, Biomassa, Evento

Consórcio de meia-tigela
Com as deserções anunciadas na semana passada, já dá para fazer as contas: das oito empresas privadas que compunham o consórcio que venceu há treze meses a concorrência para construir a usina de Belo Monte, apenas a Queiroz Galvão não desertou (e, mesmo assim, permaneceu com uma participação 70% menor). Firme e forte apenas a estatal Chesf, com seus inabaláveis 49,98% do projeto. Hoje, fica claro, portanto, que era um consórcio para inglês ver, feito apenas para não naufragar Belo Monte na partida. (Revista Veja)

Distribuidoras de energia são multadas por infrações no atendimento telefônico
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) multou 16 distribuidoras por descumprimento dos índices de qualidade do teleatendimento definidos pela Resolução Normativa nº 393/2009. A distribuidora deve oferecer atendimento telefônico gratuito, independentemente  de a ligação provir de operadora de serviço telefônico fixo ou móvel. O atendimento deve ser realizado até o segundo toque de chamada.

Usinas de biomassa de Goiás e Mato Grosso suprem sistema interligado nacional
Foi energizado o primeiro trecho do sistema de escoamento da energia produzida pelas usinas de biomassa em Goiás e Mato Grosso. São as linhas de transmissão Barra dos Coqueiros - Quirinópolis (230 kV) e Quirinópolis-Boavista (138 kV), construídas pela Sociedade de Propósito Específico Transenergia Renovável, da qual Furnas tem 49% de participação societária. As LTs somam 68 quilômetros.

Evento debate desafios ambientais em hidrelétricas
O International Business Communications (IBC) vai promover, entre 28 e 30 de junho, em São Paulo, a conferência sobre “Gestão Ambiental em Empreendimentos Hidrelétricos". No evento, serão discutidas soluções para viabilizar e minimizar os gargalos do setor no que tange as questões ambientais. Segundo os organizadores, estarão presentes executivos da AES Brasil, Andrade & Canellas, Cemig, Cesp, EPE e Itaipu Binacional, entre outros. A conferência terá ainda participações da Galvão Energia, Rede Energia, Milaré Advogados e Siqueira Castro Advogados. No dia 30, haverá um seminário especial sobre barragens e um workshop sobre melhores práticas na compensação ambiental de hidrelétricas completando a programação. Clique aqui e confira a programação completa.

Leia também: