quarta-feira, 4 de maio de 2011

Comissão debaterá compra e venda de energia no curto prazo

A Comissão de Minas e Energia pretende realizar audiência pública com a finalidade pedir esclarecimentos sobre o mercado de compra e venda de energia no curto prazo.
O debate foi proposto pelo Deputado Fernando Jordão (PMDB/RJ).

Segundo o parlamentar, causa preocupação os negócios de risco feitos por intermediários que compram e vendem energia, num curto prazo, para especulação, prejudicando em demasia o consumidor de energia tanto residencial como industrial. A Agência Nacional de Energia elétrica (Anee) deve ficar atenta a esse mercado especulativo, não permitindo o prejuízo dos consumidores. Essa pratica pode ser comparada com o mercado financeiro de derivativos. A energia é fundamental para o desenvolvimento do Brasil. Principalmente, nesse momento de desenvolvimento que o país está vivendo onde é fundamental a geração de energia e seu bom aproveitamento.

O Brasil está criando alternativas de geração de energia. O mercado está em constante transformação para melhor. Nessas horas que os órgãos reguladores devem atuar para ordenar o mercado de energia. Não devemos e não podemos permitir a especulação. A Aneel tem que agir com rigor e punir os especuladores dessa situação, sempre buscando lucro rápido, seguro e alto.

Serão convidados para o debate:
Sr. Maury Sérgio Lima e Silva, especialista em regulação do Setor Elétrico, Sr. Nelson José Hubner Moreira, Diretor Geral da Agência Nacional de Energia elétrica (ANEEL) e do Sr. Carlos Augusto Kirchner, Diretor do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo.

Leia também:
Fonte renovável fotovoltaica será tema de debate na CME
* Pinga-Fogo Setor Elétrico: Aneel, Light e Belo Monte
Governo estuda reduzir carga tributária da energia elétrica e do gás
* Queda nos investimentos em energia e tarifas altas preocupam o governo