quinta-feira, 5 de maio de 2011

Carga de eletricidade no sistema nacional avança 5,2% em abril

São Paulo - A demanda por energia elétrica no Brasil apresentou alta de 5,2% no mês passado em relação ao mesmo período de 2011 e alcançou 58,813 mil MW médios. É o que constatou o Operador Nacional do Sistema (ONS) em seu boletim de Carga Mensal, divulgado ontem. Já na comparação com a carga em relação ao mês anterior houve uma leve variação negativa, de 0,1% ante a demanda de março. Apesar disso, no acumulado de 12 meses o indicador apresentou crescimento de 5,9% até o mês de abril.
O ONS explica que o crescimento da carga no Sistema Interligado Nacional (SIN) deve-se, principalmente, pela estabilidade do nível de produção observada em alguns setores industriais nos primeiros meses do ano. A autarquia aponta ainda a ocorrência de temperaturas superiores às observadas em abril de 2010 nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste na primeira quinzena.
Dentre os subsistemas, o que abrange as regiões Sudeste e Centro-Oeste apresentou a maior expansão, 6,5% com uma demanda de 36,858 mil MW médios no período. Esse volume Em relação ao mês anterior o consumo dessa área foi 1,7% maior. A explicação para esse desempenho é o aumento da produção industrial bem como fatores meteorológicos, que elevaram as temperaturas médias em abril deste ano.
O Subsistema Norte, que corresponde à Região Norte, também registrou crescimento proporcional acima da média brasileira para o mês de abril. Essa expansão foi de 5,6% e nível decorre da integração de mais um grande consumidor à Rede Básica por conta de problemas em seu sistema de co-geração. 
A menor taxa de crescimento na base de comparação entre abril de 2010 e 2011 ficou com a Região Nordeste. A variação positiva foi de 1%, em decorrência de chuvas acompanhadas de temperaturas amenas. Além disso, houve o desligamento da Novelis, consumidor livre da rede cuja carga era de 88 MW médios, o que representa cerca de 1% do consumo na região. Na Região Sul ocorreu a maior retração entre março e abril. A variação negativa ficou em 6,2%. O ONS explicou que essa queda é sazonal. O crescimento ante abril de 2010 foi de 4,2%.
Prorrogação
O Ministério de Minas e Energia anunciou o aumento do prazo para cadastramento e habilitação técnica de projetos de geração a gás natural interessados a participar no Leilão A-3 de 2011, estimado para ocorrer em julho. A nova data limite para a inscrição é 19 de maio ao meio-dia e deve ser feita junto à EPE. (DCI)

Leia também: