A Light pretende terminar o ano de 2011 com 240 mil medidores eletrônicos em funcionamento dentro de sua área de concessão. O plano foi revelado pelo presidente da companhia, Jerson Kelman. Segundo o executivo, a empresa já possui 110 mil aparelhos em funcionamento e pretende apostar no crescimento principalmente em áreas "outrora consideradas de risco", como favelas recém-ocupadas pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do governo estadual. "A melhor área para passar mudando a rede e colocando medidores eletrônicos são justamente aquelas que eram de risco e ninguém pagava. Cada investidor e rede nova tem melhor retorno, porque todos moradores nos dão ganho".
Distribuidoras poderão decidir quais consumidores fazem jus a tarifa social
A Aneel aprovou em (29/3) a revisão no procedimento de verificação do atendimento aos critérios de elegibilidade da tarifa social. O objetivo da mudança, segundo a agência, é tornar o processo mais ágil. Anteriormente, as distribuidoras precisavam enviar os pedidos de cadastramento na Tarifa Social ao órgão regulador, que aprovava ou não os pleitos. Agora, esse trâmite pode ser feito entre as distribuidoras e o Ministério de Desenvolvimento Social, agilizando o cadastramento do consumidor no benefício. Com a alteração, a própria distribuidora decide quais consumidores fazem jus ao benefício e a Aneel fará apenas a fiscalização posterior para verificar se os critérios de elegibilidade estão sendo cumpridos. O prazo para aplicação do procedimento de verificação do atendimento aos critérios de elegibilidade da TSEE encerra hoje 31/03.
Termina hoje (31/3) prazo para informar composição societária de agentes
Agentes do setor elétrico detentores de concessão, permissão ou autorização devem encaminhar as informações sobre sua composição societária a cada final de trimestre civil e na concretização de operação de transferência acionária. A determinação consta da Resolução Normativa no . 378/2009, em seu artigo 4º. Para cumprir o prazo da norma, os agentes de transmissão, distribuição e comercialização deverão utilizar o DUTONET até hoje (31/3), para o encaminhamento dessas informações na forma de arquivo XML. Os agentes de geração devem fazer o envio pelo Sistema de Cadastramento do Grupo Econômico (PARACEMP), com acesso por meio do link https://scg.aneel.gov.br/pae/PARACEMP_login.asp. As orientações gerais sobre esse encaminhamento encontram-se no site da Agência, no link http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=10&idPerfil=2.
Copel prevê entrada em geração de energia eólica
Além de garantir ampla participação nos leilões de geração e transmissão de energia que serão realizados neste ano, a estatal paranaense Copel prevê a entrada no segmento de energia renovável, principalmente a eólica. Entretanto, a companhia não participará, de forma alguma, de projetos que tenham taxas de retorno inferiores aos custos, afirmou o presidente do conselho de administração, Mauricio Schulman. "Além das usinas, desenvolveremos e implantaremos projetos de outras fontes renováveis, e vale o destaque para as fontes eólicas", disse o executivo nesta quarta-feira, em teleconferência com analistas sobre os resultados do quarto trimestre de 2010. "Seguramente é muito importante que a empresa esteja presente neste desenvolvimento." Schulman afirmou que prospecções indicam que o potencial para a energia eólica no Brasil são de mais de 150 mil megawatts (MW), "50 por cento a mais que todo o potencial instalado no país".
Leia também:
* Governo descarta risco de apagão
* Cesp vê disposição do governo para resolver concessões de energia
* Copel negocia com Neoenergia e promete destravar a UHE Baixo Iguaçu
* Reforços e melhorias terão R$ 257 milhões em investimentos
Leia também:
* Governo descarta risco de apagão
* Cesp vê disposição do governo para resolver concessões de energia
* Copel negocia com Neoenergia e promete destravar a UHE Baixo Iguaçu
* Reforços e melhorias terão R$ 257 milhões em investimentos