terça-feira, 29 de março de 2011

Pinga-Fogo Setor Elétrico: ANEEL, CEMIG e CTEEP

Aneel aprecia atrasadas das térmicas do Grupo Bertin
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) volta a debater nesta terça-feira (29/03), em reunião de diretoria, o atraso de seis termelétricas do Grupo Bertin em construção. As usinas, que somam 1.059MW em capacidade, foram licitadas em 2008 e tinham início da geração de energia marcado para janeiro deste ano. O cronograma, porém, atrasou, e a empresa ainda corre para concluir os projetos o mais rápido possível. A questão é que o Grupo Bertin não comprou energia no mercado livre para cumprir os contratos fechados no leilão em que as usinas foram viabilizadas e colocou no governo a culpa pelo não cumprimento da entrada em operação. Segundo a empresa, a demora da Aneel e do Ministério de Minas e Energia em etapas burocráticas, como a outorga dos empreendimentos, causou o atraso. Isso porque, para conseguir financiamentos, a companhia necessitava da outorga assinada. O assunto já foi discutido nas reuniões de diretoria da Aneel em duas reuniões, envolvendo diferentes processos e, em ambas, não se chegou a um acordo. Existem ao menos três posições diferentes em jogo.

Aneel predente realizar leilão de transmissão em 20 de maio
A Aneel pretende marcar para 20 de maio o primeiro leilão de linhas de transmissão deste ano. A publicação do edital com o cronograma do processo deve acontecer em 20 de abril. Os relatórios que embasam o certame estão disponíveis para os interessados na sede da Aneel, em Brasília, podendo ser retirados em troca de dois DVDs novos. Três lotes serão leiloados, e as linhas e subestações serão responsáveis pela transmissão da energia que foi contratada nos leilões de energia de reserva e de fontes alternativas do ano passado. Os lotes leiloados terão empreendimentos que vão integrar a Rede Básica do Sistema Interligado Nacional (SIN), em conjunto com Instalações de transmissão de interesse exclusivo de centrais de geração (ICGs). Essas centrais ICGs envolvem instalações e equipamentos de transmissão destinados ao acesso compartilhado de centrais de geração a partir de fonte eólica, biomassa ou pequenas centrais hidrelétricas à rede básica.

CTEEP prevê concluir Linhão do Madeira em setembro de 2012
A linha de transmissão que servirá para transportar a energia produzida pelas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no rio Madeira, em Rondônia, até o Sudeste, dificilmente iniciará a operação antes de setembro de 2012. A previsão é do presidente da Cteep, César Ramirez. O executivo afirmou que a empresa tem sinalizações de que a licença de instalação que permite o início da construção do empreendimento - será liberada em abril pelo Ibama. "Temos apresentado alguns documentos e estamos esperando que seja feita a análise pelos responsáveis. Temos o entendimento de que possivelmente (a licença) vai ser emitida em abril", revelou Ramírez. De acordo com o presidente da companhia, qualquer atraso em relação a essa expectativa resultará em um adiamento de igual proporção no cronograma.


Cemig solicita à Aneel autorização para reajustar tarifa de energia em 10,74% 
 A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) solicitou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorização para aumentar tarifa em 10,74% dos consumidores do Estado de Minas Gerais. O percentual médio de reajuste pedido pela Cemig ficou 2,8 pontos percentuais acima da inflação oficial dos últimos 12 meses (6,01%), medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se o índice for aprovado pela agência reguladora, passa a valer a partir de 8 de abril de 2011. Os consumidores residenciais pagarão 4,73 pontos percentuais a mais do que a inflação do período no reajuste da tarifa de energia.

Leia também:
* Setor elétrico reclama de repasse de dívidas que podem chegar a R$ 1 bi
* Maioria das termoelétricas em obras está atrasada
* Energia elétrica não é gargalo para crescimento do Brasil, diz Tolmasquin