quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Telebrás inicia acordos de banda larga comestatais do sistema elétrico

A Telebrás deve assinar hoje (23/2) o contrato para uso das redes de fibras ópticas no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) com a Petrobras e as subsidiárias da Eletrobras: Eletronorte, Eletrosul, Chesf e Furnas. Paralelamente, a companhia já negocia com outras empresas do setor elétrico para avançar na implementação da sua rede de telecomunicações.

A estatal e a Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul (CEEE) decidiram firmar parceria no projeto de banda larga do estado. De acordo com Sérgio Souza Dias, presidente da CEEE, ele e Rogério Santanna, presidente da Telebrás, irão definir em março como essa associação será feita.

Segundo ele, a parceria poderá ser feita por meio de um compartilhamento da rede ou a participação nesses ativos. “Não descartamos a criação de uma empresa única”, diz. A companhia gaúcha está finalizando o plano de negócios da CEEE Telecom, que será sua subsidiária no segmento de telecomunicações. A parceria com a Telebrás, além de fortalecer o projeto dentro do PNBL, poderá resultar na duplicação da rede de fibra óptica da companhia no estado, que hoje tem 1,2 mil quilômetros de extensão.

Para expandir a rede de banda larga e para que o serviço seja oferecido em todo o território do estado, a CEEE necessitará de um financiamento de cerca de R$ 70 milhões. Recursos que a companhia está buscando junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), mas a própria Telebrás poderá vir a fazer o empréstimo.

O Plano
A Telebrás obteve na última sexta-feira a autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para exploração do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), necessária para que a empresa possa comercializar banda larga. De acordo com o presidente da estatal, a publicação no Diário Oficial da União era o que faltava para a Telebrás legalmente começar a operar e cumprir as metas estabelecidas pelo PNBL. “Assim que for assinado o acordo de uso da infraestrutura de fibras ópticas do Sistema Eletrobras e da Petrobras não haverá mais empecilhos para que comecem as instalações de campo”, destacou Santanna.

Equipamentos
A companhia pretende iniciar a conexão das primeiras cidades contempladas pelo Programa no mês de abril e chegar a outras 1.063 cidades até o final deste ano. Até 2014, a previsão é atender a 4.283 municípios em todas as regiões do país. A Telebrás já começou a contratar os fabricantes de equipamentos e o fornecimento de infraestrutura. O principal acordo, no valor de R$ 110,2 milhões, foi assinado com a empresa gaúcha Datacom.

A empresa irá fornecer aparelhos suficientes para o atendimento de 3 mil localidades. Alavancada pelo PNBL, a companhia prevê uma nova fábrica em maio para atender o aumento da demanda. (Brasil Econômico)

Leia também: