quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Pinga fogo do setor elétrico: Cesp, Copel e Cemig

No vaivém da Cesp, os ganhos superam 260%
Enquanto o novo secretário de energia do Estado de São Paulo, José Aníbal (PSDB), confirmava que soluções de possível venda da estatal de geração Cesp estão sendo estudadas, o programa da BM&FBovespa que acompanha o movimento dos mercados trabalhava sem parar e constatava: as oscilações nos números e volumes de negócios das ações da companhia destoavam fortemente de seu histórico recente. Imediatamente a companhia foi questionada e ontem informou à bolsa não saber dos motivos que possam ter feito as ações oscilarem tanto.
.
Copel em busca de parceiros para projetos de PCHs e parques eólicos
A estatal paranaense de energia Copel anunciou a abertura de chamadas públicas para formação de parcerias visando concorrer nos leilões de energia que o governo deve realizar no ano. A companhia quer montar consórcios tanto para a disputa de empreendimentos de transmissão quanto para os lotes de linhas de transmissão que serão licitados.

Desde a aprovação, em dezembro, de projeto de lei pela Assembleia Legislativa do Paraná, a Copel pode ser sócia minoritária em novos projetos, o que facilita sua entrada nos certames. Pelas regras aprovadas pelo Conselho de Administração da companhia, a participação mínima da Copel nos empreendimentos será de 45% do capital com direito a voto. Com maior liberdade para formar parcerias, a companhia também reabriu dois processos de chamada pública em que se oferecia para entrar como sócia em projetos eólicos e de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs).

...
Cemig: Nada muda no planejamento estratégico da empresa
Segungo o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia a Cemig ganhou muito valor de mercado, é de capital aberto e por necessidade do próprio processo capitalista global teve que se expandir. A diretoria jurídica foi criada tendo justamente em vista estes processos de fusões, aquisições, coligações, compras e subsidiárias.

A Cemig já devia ter este grupo mais qualificado na área jurídica há mais tempo. Mas outras modificações serão feitas oportunamente na gestão da empresa. A situação é dinâmica. Eu cobro permanentemente da Cemig questões até como a dos cortes de energia em função de raios e quedas de árvores. Tive uma reunião relativamente longa com a diretoria da Cemig sobre isso. Há necessidade da Cemig melhorar o atendimento dentro de Minas. Ela tem um nome muito bom no mercado, mas há uma impressão forte de que ela tem que melhorar a prestação de serviços aqui em Minas.

Leia também: