sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Fórum de energia eólica discute dificuldades do setor

As dificuldades de viabilização de projetos eólicos no Brasil que levaram alguns parques a atrasarem sua entrada em operação serão o principal tema de debate no Wind Forum Brasil 2011. O evento, que acontece em São Paulo entre os dias 8 e 10 de fevereiro, contará com a participação de representantes do governo brasileiro e do setor privado nacional e internacional para conversar sobre os fatores que atrapalham a conclusão dessas usinas.

O fórum vai contar com a presença de especialistas, como o secretário geral do Conselho Global de Energia Eólica (GWEC), Steve Sawyer; o especialista em regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Aymoré de Castro Alvim Filho e o presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Ricardo Simões.

Um seminário técnico acontece em paralelo com os debates para abordar os desafios reais e as melhores práticas para a viabilização de projetos para o incremento da energia eólica no Brasil e América Latina. A explanação contará com a apresentação de casos práticos, painéis de debates e oportunidades de negócio.


Temas como dificuldades de implementação de parques geradores de energia eólica, a importância da medição do vento e da escolha do aerogerador, obstáculos financeiros, impactos no meio ambiente e leilões de energia renovável também estarão em pauta. As inscrições e a programação completa estão disponíveis no website do evento.

Evolução das fontes de energia no centro do debate
A edição de 2011 do Simpósio Internacional Cigré Recife tem como tema central “Avaliação e melhoria na segurança, confiabilidade e desempenho do sistema energético em função da evolução das fontes de energia”.
O objetivo é realizar um debate sobre os novos desafios em planejamento e desempenho técnico para o setor frente à crescente preocupação com as questões ambientais e a diversidade de fontes de geração. O encontro é uma realização do Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (Cigré Brasil).

A programação do evento, que acontece entre os dias 3 a 8 de abril, em Recife, inclui a análise de casos práticos, a apresentação de soluções tecnológicas e sessões especiais sobre alternativas de expansão regional, impactos da geração distribuída, smart grids, integração das fontes renováveis, abastecimento e diversidade na geração, entre outros aspectos. As inscrições e a programação completa estão disponíveis no website do evento. Para mais informações, clique aqui(Jornal Energia)
Leia também: