sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Módulo de ajustes de dados é integrado ao processo de medição

A CCEE implantou para três agentes, no mês de outubro, um piloto da nova versão do módulo de Ajustes de Dados de Medição do SCDE (Sistema de Coleta de Dados de Energia Elétrica). A principal novidade é a integração de todo o processo de medição - da coleta de dados ao ajuste - em um único ambiente. Até então, as solicitações de ajustes eram realizadas pelo Sistema de Contabilização e Liquidação (SCL).

Para o agente de medição, a alteração trará maior segurança, pois além do monitoramento diário da coleta de dados, será possível realizar os ajustes em um único sistema. Para a CCEE, o novo módulo integra todo o processo operacional de medição no SCDE, já que possibilitará a transferência dos dados de medição – inclusive os dados ajustados - diretamente para o sistema de contabilização. Nesta fase piloto estão sendo testadas todas as funcionalidades do novo módulo no ambiente de produção. Quando houver a implantação definitiva, a solicitação de ajustes será transferida do SCL para o SCDE.

O módulo já está preparado para ser integrado ao registro de notificações de manutenção preventiva ou corretiva, realizadas no Sistema de Medição para Faturamento (SMF). Desta forma, todas as solicitações de alterações e inserções serão aprovadas pela Câmara mediante justificativa do agente registrada no módulo de Notificações do SCDE.

A CCEE prevê a realização de treinamento específico para os agentes, além de avaliação dos impactos nos Procedimentos de Comercialização (PdCs) vigentes, antes da liberação do novo módulo. 
(Fonte: CCEE News)
.
Leia também:
* Proposta para regulamentar lei sobre a Conta de Consumo de Combustíveis está em audiência pública
* Estudo mostra que companhias do setor de energia acumulam prejuízos R$ 49 bilhões