sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CCEE e ONS assinam novo acordo operacional

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) assinaram, em 14 de outubro, acordo operacional que estabelece  diretrizes e regras de relacionamento. O documento, enviado para homologação pela Aneel, atualiza duas versões , firmadas pelas instituições em 2000 e 2007. O objetivo é promover o intercâmbio de dados e a compatibilidade das regras e procedimentos de comercialização e dos procedimentos de rede, além de garantir o funcionamento adequado do Sistema Interligado Nacional (SIN), considerando características técnicas e de mercado.

A administração do acordo será realizada por uma comissão mista, formada pelo diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, pelo presidente do Conselho de Administração da CCEE, Antônio Carlos Fraga Machado, além de dois representantes da CCEE e dois representantes do ONS, a serem indicados pelas entidades. A comissão é responsável por gerenciar os processos de integração entre as instituições.

O compartilhamento de informações, oficializado pelo acordo, auxilia a CCEE na viabilização da comercialização de energia no âmbito do SIN, por meio do  cálculo do PLD e do processamento das contabilizações e liquidações das operações no âmbito do Mercado de Curto Prazo. Para o ONS, contribui com a execução das atividades de coordenação e controle da operação da geração e da transmissão de energia do SIN, incluindo o cálculo dos encargos de transmissão e setoriais. (Fonte: CCEE News)
.
Leia também:
* Agentes de consumo estão isentos das penalidades de potência até 2014
* Nova versão do Newave aprimora conceito de amostragem seletiva
* APEx 2010 reforça a troca de experiência com temas atuais e elevada qualidade técnica