terça-feira, 21 de setembro de 2010

Prorrogação das concessões fica para o próximo governo, afirma Zimmermann

O governo não vai tomar uma decisão sobre uma possível mudança na lei que regulamenta as concessões do setor elétrico até o final do mandato do presidente Lula. O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou nesta segunda-feira (20/9) que o tema terá que ser discutido pelo próximo presidente.

O próprio Zimmermann coordenou, em 2008, um grupo de trabalho que discutiu os prós e contras de uma possível renovação das concessões de transmissão, distribuição e geração de energia. Muitos desses contratos vencem em 2015, o que faz com que agentes do mercado pressionem o governo por uma definição. A expectativa é para saber se as concessões serão renovadas ou se os ativos serão licitados novamente.

"Isso é para daqui a cinco anos. Em lugar nenhum do mundo você vai tratar de temas como esse com cinco anos de antecedência", desconversou o ministro. Zimmermann também refutou argumentos utilizados pelas companhias do setor, de que as incertezas sobre as concessões poderiam causar dificuldades para a obtenção de financiamentos. "Não vejo nenhuma empresa com dificuldades para conseguir empréstimos. Não tem nada a ver", afirmou. (Jornal da Energia)
.
Leia também:
*
Concessões de energia elétrica: renovação ou licitação?
* Proposta permite renovação de concessão de serviço público de energia sem licitação
* Política nacional de segurança de barragens pode virar lei