terça-feira, 13 de março de 2012

Elétricas se destacam em investimento para qualidade da gestão, mostra pesquisa


As empresas do setor elétrico têm investido fortamente nas últimas duas décadas para aprimorar seus modelos de gestão dos negócios. Essa experiência tem dado resultado nos últimos anos com a melhora da qualidade dos serviços e nas relações trabalhistas.

Uma pesquisa recente feita pela Fundação Nacional da Qualidade mostra que o setor é um dos que mais se preocupam com a busca da excelência na gestão. Os outros setores são automobilístico e químico e petroquímico.

"A área de energia sofreu muitas demandas não só decorrentes do processo de privatização, mas da população, para a adoção de práticas sustentáveis. No fim dos anos 1990, os executivos perceberam que o setor seria impactado por isso, o que as levou a estarem nesse estágio", explicou Jairo Martins, superintendente geral da FNQ em entrevista à Agência CanalEnergia.

A pesquisa mostrou que 42% das 309 empresas entrevistadas, em todos os setores, destinam até 2% do faturamento para programas de melhoria da gestão; enquanto 13% das empresas direcionam um montante acima de 10%. Por outro lado, apenas 8% dos participantes afirmam que não investem na busca pela excelência. Contudo, 93% se dizem preocupa com o assunto, que abrange melhores resultados, relacionamento com cliente e gestão de pessoal.

Atenta a questão a FNQ desenvolveu um Modelo de Excelência de Gestão, adotado pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica. "Eles [distribuidores] adotaram isso de forma consequente e se deram muito bem em relação a pressão da privatização e da população por processo mais sustentávis. Em gestão de pessoal, conseguiram reduzir de forma significativa os acidentes de trabalho, diminuindo as perdas de vida e os custos, que eram altíssimos", contou Martins.

Mas não é só recursos financeira que as empresas que buscam a excelência energética investem, 85% disseram que aplicam recursos não financeiros para melhorar a gestão, como, por exemplo, políticas para capacitar e motivar colaboradores, ações socioambientais e programas de ouvidoria e fidelização de clientes.

Martins disse que as empresas do setor elétrico vem se destacano nos últimos anos, como resultados dos investimentos dos últimos anos. Os vencedores do Prêmio Nacional da Qualidade do ano passado foram empresas do setor elétrico: Coelce (CE), CPFL Paulista (SP), RGE (RS) e Eletronorte.

O superintendente geral da FNQ vê como temas importante para os gestores, para os próximos anos, a redução do risco, sustentabilidade, logística reversa e cooperatividade, ou seja cooperação com competitividade. "Não adianta uma empresa ser uma ilha de excelência e seus fornecedores não serem. Eu diria que esses são os grandes temas dessa década", apontou. (Agência CanalEnergia)


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