quinta-feira, 6 de maio de 2010

Meio Ambiente debate instalação de usinas nucleares no Nordeste

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara promove audiência pública hoje (quinta-feira, 6) para discutir a instalação de usinas nucleares no Nordeste. A reunião foi proposta pelo líder do Partido Verde, deputado Edson Duarte (BA), por considerar que o assunto não está sendo debatido abertamente com a sociedade.

Segundo o deputado, o governo baiano estaria defendendo a proposta de instalação de dessas usinas às margens do rio São Francisco. No entanto, acrescenta, não está ocorrendo o devido debate público para que se possa ouvir os prós e os contras ao projeto.

"A população mais uma vez está sendo colocada à parte do processo", reclama Duarte, que foi relator do Grupo de Trabalho de Fiscalização e Segurança Nuclear da Comissão de Meio Ambiente. Em seu relatório aprovado, o deputado aponta uma série de fragilidades no sistema brasileiro, considerado confuso e que não respeita convenções internacionais assinadas pelo governo brasileiro e ratificadas pelo Congresso Nacional.

Convidados
Para audiência serão convidados as seguintes autoridades:
- o governador da Bahia, Jaques Wagner;
- o Diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), Laércio Antonio Vinhas;
- o presidente da Eletrobras Eletronuclear S.A, Miguel Colasuonno;
- o professor do Departamento de Engenharia Elétrica e sistema de Potência da Universidade Federal de Pernambuco, Heitor Scalambrini;
- o diretor-executivo do Greenpeace Brasil, Marcelo Furtado; e
- o assessor do "Movimento Paulo Jakcson" da Bahia, Sérgio Dialetachi.

A audiência ocorrerá no plenário 2, a partir das 10 horas.(Agência Câmara)

Leia também:
Brasil tem excedente de energia elétrica até 2014
.
Voltar
Receba as principais notícias do setor energético nacional no seu e-mail. Cadastre aqui