quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Risco de déficit de energia em 2014 é zero, diz comitê

O risco de déficit de energia no sistema elétrico brasileiro em 2014, o que poderia gerar uma crise de abastecimento, é "igual a zero para os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste". A informação foi divulgada em nota do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), com base nas avaliações técnicas feitas pelo governo neste mês.

Os índices informados consideram as simulações do Programa Mensal de Operação (PMO), do Operador Nacional do Sistema (ONS), com desempenho do sistema para as 81 séries históricas. Com esse parâmetro, o sistema elétrico havia registado o risco zero de déficit de energia elétrica também em julho para as mesmas regiões. Em junho, o risco de déficit para o ano era de 2,5% no subsistema Sudeste/Centro-Oeste - região que concentra a maior capacidade de geração do país - e zero na região Nordeste.

O limite tolerável para risco de déficit no abastecimento do sistema é de 5%. O comitê reiterou informação divulgada em boletins anteriores de que o setor continua com "sobra estrutural de cerca de 5.500 megawatts (MW) médios para atender a carga prevista". (Valor Econômico)
Leia também:
Conta de luz mais salgada
Empréstimo a elétricas deve ser aprovado amanhã
Primeira parcela de crédito para distribuidoras sai dia 15
Impacto tarifário da operação de crédito da Conta-ACR será de 23,2%