sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Governo deve definir estratégia do A-1 até o início de dezembro

O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Marcio Zimmermann, informou nesta quinta-feira, 2 de outubro, que o governo está discutindo como será a modelagem do próximo leilão A-1. E disse que provavelmente ela será definida entre o final de novembro e o início de dezembro. “Nós estamos nos reunindo com a Aneel e a EPE e formatando como vai ser esse leilão, porque ele tem um desafio. Na verdade, tem 4 mil MW médios que vão entrar no sistema de cotas no ano que vem, uma boa parte em julho. Então, tenho que adequar as regras desse leilão a essa energia”, disse o secretário em entrevista.

O certame destinado à compra de energia existente para substituir os contratos que vencerão no fim do ano deverá ser realizado em dezembro, mas a dificuldade é justamente definir um preço que seja atraente para os geradores, já que o período de suprimento é curto: de janeiro a junho de 2015. O montante de energia descontratado é calculado em mais de 3 mil MW médios. 

Segundo Zimmermann, o governo tem tido bons resultados nesses leilões, como aconteceu no A-0 de 30 de abril desse ano, que resultou na redução em 85% da energia descontratada pelas distribuidoras. Para o secretário, “a grande arte agora é como compatibilizar” essa demanda de seis meses de forma a evitar que, passado esse período, as distribuidoras fiquem sobrecontratadas, em razão da entrada de energia velha das concessões vincendas no rateio das cotas. (Agência Canal Energia)
Leia também:
AP aprimora regra de interrupção em caso emergencial
Governo diz que, sem suas ações, custo da eletricidade seria o dobro
Zimmermann contesta TCU e afirma que tarifa de energia dobraria sem a MP 579