quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Segurança Energética é desafio para o Brasil nos próximos anos

Nos próximos dez anos, o planejamento energético do MME, considerando os estudos do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2022, indica uma taxa média de crescimento de 4,7% ao ano para o consumo de eletricidade e para a demanda total de energia, num cenário de PIB que irá variar de 4,5% a 5% ao ano. Além disso, um documento recente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) afirma que o consumo de eletricidade no Brasil irá triplicar até 2050, indo dos atuais 513 TWh para 1.624 TWh.

Portanto, o fornecimento seguro de energia elétrica para o país inteiro é um tema de extrema importância que deve ser discutido e profundamente estudado, principalmente durante a crise energética que o setor enfrenta atualmente. Os debates sobre o tema envolvem diversos aspectos nas etapas de geração, transmissão e distribuição de energia, como as restrições ambientais à construção de grandes reservatórios, formulação e implantação de políticas públicas, inadequação da infraestrutura de transmissão, melhoria da eficiência no uso da energia, entre muitos outros.

A busca constante por soluções que possam conter uma possível crise de escassez de energia no país é o que motivou a escolha pelo tema da Sessão Especial “Garantindo um fornecimento de energia elétrica confiável no Brasil – mudança ou colapso”, que acontece no dia 22 de outubro, das 10h30 às 12h no Transamérica Expo Center, e faz parte da programação do Power Brasil Events, realizado pela PennWell do Brasil, organizadora dos maiores eventos de geração, transmissão e distribuição de eletricidade do mundo.

“É fundamental discutir a transformação que está se instalando no setor energético brasileiro. Precisamos aprender com as experiências de outros países que, mesmo em momentos de crise de escassez, colocam em prática medidas que minimizam as consequências. Por isso a PennWell está promovendo esses importantes debates”, afirma Eduardo Gondim, representante da PennWell do Brasil.

A Sessão Especial contará com importantes profissionais que já confirmaram participação, como o Dr. Edvaldo Santana, ex diretor da ANEEL, que dará embasamentos da área acadêmica e de regulamentação, o Dr. Newton Duarte, vice-presidente da ABINEE e presidente da COGEN, a Drª. Elbia Melo, economista especializada no setor de energia e atual presidente executiva da ABEEólica, e o Dr. Michael Vahrenkamp, diretor executivo da Steag Energy Services do Brasil, que possui larga experiência no setor elétrico mundial. O debate será moderado pelo jornalista especializado no setor elétrico, Wellington Bahnemann.

“Muitas questões serão levantadas sobre o problema, como a geração de energia por outras fontes, planejamento do governo e questões regulatórias”, explica Bahnemann. “Estou muito feliz em participar como moderador da Sessão Especial desse ano e acredito que essas discussões podem de fato trazer diferentes pontos de vistas sobre o tema e apontar possíveis caminhos para reduzir os impactos da crise energética que o país vem enfrentando”, completa.

O Power Brasil Events acontece entre os dias 21 e 23 de outubro, no Transamérica Expo Center, e irá congregar os eventos simultâneos POWER-GEN, Hydrovision e DistribuTECH Brasil. O programa completo do evento está disponível em www.powerbrasilevents.com. Para participar, por favor, entre em contato através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (Portal R7)
Leia também:
Empresas acumulam conta de R$ 70 bi
Aneel e Tesouro divergem sobre alta da luz
Procura-se Lobão, ministro de Minas e Energia
Governo vai deixar de fazer repasse de dinheiro para o setor energético
Novos contratos para grandes consumidores pode elevar custo com energia em R$ 10 bi