sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Empréstimo será analisado pela Aneel caso haja mudança nas taxas de juros

A operação de empréstimo de R$ 6,5 bilhões para cobertura dos custos adicionais das distribuidoras terá de ser referendada pela Agência Nacional de Energia Elétrica, caso haja alguma mudança nas taxas de juros em relação ao financiamento anterior de R$ 11,2 bilhões. A aprovação não passará pela diretoria, explicou o diretor-geral Romeu Rufino, mas diretamente pela Superintendência de Fiscalização Econômico e Financeira da Aneel.

Rufino explicou que as condições do financiamento em termos de prazo e garantias já estão regulamentadas pela Aneel e não devem mudar. Em relação às taxas de juros, o diretor disse que, conceitualmente faz sentido o pleito dos bancos por uma remuneração maior que a do empréstimo anterior - CDI mais 1,9% ao ano - pelo aumento da percepção de risco. Mas acredita ser provável a manutenção no mesmo patamar já negociado.

Na expectativa de que o empréstimo seja fechado a qualquer momento, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica convocou assembleia geral dos associados para a próxima sexta-feira, 8 de agosto, para aprovar a operação.

Governo estuda organizar leilões de Geração Distribuída
O governo federal estuda com associações a possibilidade de se realizar leilões de geração distribuída. A ideia ainda está no início das discussões entre a Empresa de Pesquisa Energética e entidades como a Cogen e Apine, mas ainda não há prazo para que essa iniciativa se torne realidade no mercado nacional. “Ainda estamos discutindo, há a ideia de o governo federal organizar esses leilões. Estamos analisando e ainda está muito no princípio. Não descartamos essa possibilidade precisamos ainda analisar tecnicamente como isso pode ser viabilizado e compatibilizado com os leilões regulares, uma fonte participaria dos dois ou de apenas um leilão. Ainda temos que debater, não está descartado, mas longe de se tornar realidade”, avaliou o presidente da EPE. Tolmasquim revelou que está agendado para a semana que vem uma reunião com essas associações para se discutir as propostas de leilões.  (Agência Canal Energia)
Leia também:
Energia pode subir 24% com socorro a elétricas
48% veem risco alto de escassez de energia neste ano
Bancos públicos vão arcar com 70% do socorro às elétricas
Mesmo com BNDES, novo socorro ao setor elétrico sai mais caro
Fórum discute formas de democratizar política energética brasileira