sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Consumidores querem escolher seu fornecedor de energia, aponta pesquisa Ibope

Os brasileiros querem ter a liberdade de escolher o seu fornecedor de energia elétrica, da mesma maneira que desfrutam de opções no segmento de telecomunicações. É o que aponta pesquisa do Ibope, encomendada pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel). Segundo a pesquisa, 66% dos cidadãos querem ter essa flexibilidade de escolher seu fornecedor de energia, a maioria motivada pela possibilidade de reduzir a conta de luz.

A pesquisa aponta ainda que dois, em cada três entrevistados, está insatisfeito com as tarifas de energia elétrica, sendo que 67% consideram o custo da tarifa muito elevado. “Isso é preocupante, pois a atual gestão está represando os reajustes nas contas para o próximo ano”, criticou Reginaldo Medeiros, presidente da Abraceel, que acaba de lançar a campanha “A Energia da Democracia é Livre”, encampada por mais de 60 empresas e organizações de todo o País.

Dos consumidores consultados, praticamente a metade está insatisfeita com os serviços prestados pelas distribuidoras. Aproximadamente 40% dos entrevistados afirmam que os cortes de luz aumentaram desde 2010. Tal fato faz com que 57% dos brasileiros estejam dispostos a trocar o seu fornecedor de eletricidade imediatamente.

“Ampliar o mercado livre para os consumidores residenciais, como já ocorre na maior parte dos países desenvolvidos, é a melhor solução para resolver essa percepção negativa do setor”, disse Medeiros.

A Abraceel disse que entregará a pesquisa do Ibope para os candidatos à presidência da República, de maneira a obter um compromisso com uma agenda de liberdade do setor elétrico. “A atual legislação já prevê o direito de escolha do consumidor, basta apenas a decisão das autoridades na área”, concluí Medeiros. A pesquisa entrevistou 2.002 pessoas em todo o território nacional de 17 a 22 de junho de 2014. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo (Jornal da Energia)
Leia também:
Bancos públicos vão arcar com 70% do socorro às elétricas
Mesmo com BNDES, novo socorro ao setor elétrico sai mais caro
Fórum discute formas de democratizar política energética brasileira
Empréstimo será analisado pela Aneel caso haja mudança nas taxas de juros